Olá Eliene Borges Freire do Rio de Janeiro!

 Comecemos lendo o versículo de Romanos 12,1:

 “Rogo-vos, pois irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12,1 - Bíblia Almeida

 

Contexto do versículo:

O capítulo 12 da carta de São Paulo aos Romanos é considerada a parte parenética da carta. São exortações que o Apostolo Paulo dirige a comunidade cristã. Paulo percebendo os pontos fracos da comunidade reforça a doutrina para que seja vivida e observada.

O que seria este culto racional que Paulo propõe a comunidade? Algumas traduções colocam como culto espiritual, facilitando a compreensão. Paulo afirma que a comunidade cristã sucede o Templo de Jerusalém, e o espírito de Deus passa a ter uma presença mais intensa , no meio do povo santo. Paulo afirma que um novo culto está surgindo, deixando para trás o culto e o sacrifício de vítimas e holocaustos, nasce um novo culto espiritual onde a comunidade cristã possui o espírito de Deus, estando apta a realizar este novo culto. Este seria o culto espiritual, (ou racional) pois os membros da comunidade são os membros de Cristo.

Podemos entender Culto espiritual em oposição aos sacrifícios do culto judaico, realizado no Templo de Jerusalém ou culto gentílico em que nas cidades em que se iniciava comunidades cristãs a influência destes dois cultos era grande. Paulo na parte parenética da carta aos romanos, destaca está dificuldade dando uma nova orientação.