Olá Carlos Rosa de São Paulo

Para não forçar a interpretação achando que Jesus esteja falando que no céu existem casas, o melhor e lermos o texto de uma forma mais abrangente, para nos ajudar na compreensão. O texto de João 14,1-3 assim se apresenta:

“Não se perturbe vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vos teria dito, pois vou preparar-vos um lugar, virei novamente e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também.” (João 14,1-3) Bíblia de Jerusalém.

Respondo a pergunta a partir do significado da casa do Pai e das “muitas moradas”, que aparece no texto.

Os discípulos conheciam o Templo de Jerusalém como o lugar da casa de Deus. O Templo de Jerusalém, lugar único e sagrada para Deus morar. Sua presença estava na Arca, (nela estava as tábuas da Lei) colocada no Santo dos Santos, onde o sumo sacerdote uma vez por ano podia entrar. Jesus fala em oposição entre este templo como casa do Pai, e a “casa do céu” lugar da habitação de Deus. Esta casa os céus é habitação de Deus, de seu filho Jesus e de todos aqueles que acreditarem em Jesus e levarem uma vida segundo seus ensinamentos.

 

Como entender “muitas moradas” conforme o texto?

Aqui a imagem que temos de céu seria como um imenso Palácio, com muitos compartimentos e que estão reservados aos justos, os que seguem a Jesus e com ele vão morar na casa de Deus nos céus.

Assim Jesus é o precursor divino que junto com todos aqueles que creem em seu nome se encaminham para o céu.

Qual é o caminho a seguir para chegarmos a habitar as moradas celeste?

Jesus mesmo é o caminho a verdade e a vida.