Olá Matheus Ferreira de Cubatão - SP!

A passagem de 2 Pedro 2,4 nos diz o seguinte:

Com efeito, se Deus não poupou os anjos que pecaram, mas lançou-os nos abismos tenebrosos do Tártaro, onde estão guardados à espera do juízo.” (2 Pedro 2,4) Bíblia de Jerusalém.

A compreensão deste versículo recebe ajuda se olharmos o conjunto todo do capitulo 2 que ataca frontalmente os falsos profetas que atraiam os cristãos convertidos para voltarem as antigas praticas. Pedro utiliza passagem das escrituras para que estes judeus convertidos possam ter uma compreensão imediata do que estava acontecendo. Pedro estava tão indignado que alerta “estes cristãos” com palavras duras no final do capítulo 2 atacando os que retornavam as suas antigas práticas: 2,22:

“Cumpriu-se neles aquilo do provérbio verdadeiro: O cão voltou ao seu próprio vômito e: A porca lavada tornou a revolver-se na lama”. (Pedro 2,22) Bíblia de Jerusalém

 

Procurando entender o versículo 4 do capítulo2

A compreensão da frase sintaticamente é complicada: torna-se mais clara se entendermos o significado de lançar nos abismos (tártaro no texto). Podemos entender a passagem como “tendo sido postos” ou “precipitados no Tártaro. (Se refere anjos que pecaram)

A expressão lançou-os nos abismos tenebrosos é entendida como as cadeias ou laços com que os infernos os tem preso nas trevas, ausente da luz de Divina. Uma vez presos nas trevas não se soltarão  jamais, este peso continua mes o quando tentam enganar a humanidade atraindo os homens para o mal.

 

Como entender a espera do juízo, da parte dos demônios?

Os demônios estão amarrados nas trevas e no mal, se tornam cada vez mais culpados quando tentam sair deste abismo de trevas para cativar a humanidade. Estes novos crimes contra a humanidade serão somados ao julgamento que estão esperando da primeira condenação. Este é o grande sofrimento estarem amarrados nas trevas e devedores ainda da ousadia de atacarem a humanidade direcionado para o mal. Estão sem possibilidade de reabilitação.