Olá José Cassiano Duarte de Barra Mansa - RJ!

Lendo a pergunta, refleti a respeito da importância de saber dimensões, altura, dias de trabalho na reconstrução do muro de Jerusalém por Neemias.

Visualizo a questão em outra dimensão. No texto, o que é importante é o funcionamento do Templo de Jerusalém.

Para ter uma visão detalhada da questão consultei as minhas anotações, que recebi no estudo Bíblico em Jerusalém. Material elaborado pelo Prof. Stanislau Loffreda, que de forma clara e abundante mostrou as dimensões e fotos dos muros de Jerusalém durante vários períodos históricos. Para o tamanho e dimensão desses muros existe duas hipóteses elaboradas por arqueólogos. Uma se chama maximalista, dando aos muros um formato amplo. Esta hipótese foi elaborada por Vincent, arqueólogo francês da Escola de Arqueologia Francesa

Uma segunda hipótese é a minimalista do arqueólogo israelita Avi-Yonah, que apresenta os muros de Jerusalém de forma mais reduzida.

Nos dias de hoje a hipótese mais aceita é a segunda: hipótese minimalista.

 

Complementando

Utilizando-nos da teoria minimalista da cidade de Jerusalém descrita pelo arqueólogo israelita Avi-Yonah, na época de Neemias, os muros da cidade englobavam a cidade de Davi, e o local do templo de Salomão no monte Ophel, onde foi construído o templo. Os primeiros capítulos de Neemias narram em detalhes, a situação das muralhas caídas e portas queimadas. Seguindo a teoria de Avi-Yonah, a extensão da muralha totalizaria 2000 metros, 8 metros de altura e reconstruída em 52 dias.

Consulta:

  • LOFFREDA, P. Stanislao, ofm, Topografia di Gerusalemme, fino al 70 d.C., I Tavole, Gerusalemme 1982, pág. 15.