Israel teve dois templos e ambos tiveram praticamente 400 anos de existência. O primeiro, que é tema da sua pergunta, foi desejado pelo Rei Davi, mas por causa dos seus pecados, ele não o pode construir. Quem construiu o primeiro templo foi o filho do Rei Davi, Salomão, que foi o terceiro rei, tendo governado todo Israel (975 a,C - 955 a.C), antes da separação de Israel em dois reinos, aquele de Judá (Jerusalém) e aquele da Samaria (Israel).

A história da construção do Primeiro Templo, ou Templo de Salomão, é contada a partir de 1Reis 5,15.

A destruição desse templo aconteceu cerca de 400 anos mais tarde, exatamente em 587 a.C, quando Babilônia conquista e destroe a cidade de Jerusalém e também o Templo. Nada sobrou dele e não temos nenhum resto que é comprovadamente pertencente a essa construção.

Existe uma Romã feita de marfin, que se encontra no Museu de Israel, que tem uma inscrição ("Sagrada doação para o Sacerdote da casa de Yahweh"). Essa peça, durante algum tempo, foi considerada um objeto ligado àquele templo, mas existe muitas dúvidas sobre isso.

Nas últimas décadas, na área do Templo, onde agora existe o Muro das Lamentações e duas Mesquitas dos muçulmanos, foram encontradas ossos e pedaços de cerâmica que alguns arqueólogos dizem serem do período do primeiro templo, mas a ligação com esse lugar de culto ainda precisa ser provada, coisa muito difícil de ser fundamentada.

 

Segundo Templo

Quando os Judeus voltaram do Exílio na Babilônia, construiram o Segundo Templo, que sofreu uma grande remodelação no tempo do Rei Herodes. Esse era o templo que Jesus viu e que frequentou. Também essa construção foi destruída, dessa vez pelos Romanos, que combateram uma revolta dos judeus no ano 70 depois de Cristo.

O Muro das Lamentações é uma parede que se conserva até hoje e pertencia à estrutura da construção desse Segundo Templo.