Olá, Graziela Vieira, de Campo Grande.

 

A situação de Israel na época de Rei Manasses, onde tudo ocorreu.

Judá teve um época fiel a Deus durante o  reinado do piedoso Rei Ezequias, entretanto em seguida assume o trono de Judá o perverso Rei de Manassés, em 696, a.C. O seu reinado não começou da mesma maneira que o reinado do seu pai, com reforma espiritual autêntica: ... fez ele o que era mau perante o SENHOR, segundo as abominações dos gentios que o SENHOR expulsara de suas possessões, de diante dos filhos de Israel (II Rs 21,2).

O reinado do Rei manasses foi um período marcado por profundo retrocesso espiritual. Aconteceu o inesperado que não agradou a Deus ele empenhou-se ativamente na restauração do paganismo:

  • Edificou novamente  os altos que Ezequias, seu pai, havia destruído.
  • Altares a Baal foram erguidos.
  • Fez um poste-ídolo como o que fizera Acabe, rei de Israel, e se prostrou diante de todo o exército dos céus, e o serviu. Apostasia e idolatria retornaram, logo depois do reavivamento! O que uma geração tenta destruir, a geração seguinte pode trazer de volta, a despeito de quão repreensível tal prática possa ser. Muito freqüentemente, este tem sido o padrão de comportamento da ração humana.

O templo, que havia se erguido para ser o lugar em que o nome de Deus seria para sempre honrado e adorado, foi perversamente desrespeitado por Manassés. Ele chegou ao cúmulo de construir, nos pátios da casa de Deus, altares para a adoração das estrelas. Estudiosos do Antigo Testamento comentam que a prática de adoração dos astros era bastante popular no antigo Oriente Próximo. Nessa região, as estrelas eram vistas como intermediárias entre os deuses e os homens e capazes de controlar os eventos na terra. Os reis assírios eram, muitas vezes, retratados usando símbolos dos planetas, intimamente associados a certas divindades.