Olá Carlos de Praia Grande - São Paulo!

Sua pergunta é muito importante pois vai ao encontro da busca da compreensão da leitura do capítulo 12 do Apocalipse, e as diferentes interpretações, que as pessoas e estudiosos da Bíblia tentam explicam para está passagem.

Para início de conversa, tens que levar em consideração para melhor entender o texto, que estamos diante do gênero literário apocalítico em que o livro do apocalipse foi escrito.

Sabemos que o gênero literário do livro do Apocalipse, é o gênero apocalítico, utilizando muitos elementos vindo do mundo simbólico, como imagens, pessoas, números, animais etc. Se não levares em consideração estes elementos, a interpretação se torna difícil.

Como chegamos a compreensão desta mulher do Apocalipse, que é diferente das outras mulheres que o livro apresenta.

O capitulo 12 dá abertura a segunda parte do Apocalipse, tudo o que foi apresentado na primeira parte nos 11 capítulos retorna aqui em forma mais clara e aterradora.

 

Uma primeira interpretação da mulher segundo o capítulo 12 do apocalipse:

 

A abertura do capitulo 12 mostra um ambiente de luta. Está cena corresponde a (Gênesis 3,15-16). Em um lado está uma mulher grávida que grita dores de parto ((12,1-2) do outro lado o dragão de fogo ou a antiga serpente (12,3-4).

Tudo se passa no Paraíso terrestre onde foi anunciada a vitória da mulher da sua descendência, e a serpente terá sua cabeça esmaga.

A mulher aqui é entendida como Eva a mãe da humanidade. Eva salva a humanidade inteira das garras do dragão de fogo

 

Uma segunda interpretação da mulher segundo o capítulo 12 do apocalipse:

 

A mulher simboliza o povo de Deus (a Igreja) nos tempos messiânicos, �? um povo em luta contra as forças do mal, mas com a ajuda divina. Uma Igreja que está em luta.

Nota: Vai ao encontro da compreensão das Testemunhas de Jeová, que interpretam a mulher como a esposa de Cristo, isto é em outras palavras, a Igreja é a esposa de Cristo.

 

Uma terceira interpretação da mulher segundo o capítulo 12 do apocalipse:

Muito estudiosos da Bíblia, e a Igreja católica, colocam esta mulher que está para dar à luz a um filho como Maria a Mãe da Jesus, em luta com o dragão, que quer eliminar seus filhos mas que Deus a protege e envia para o deserto.

Olhando estas três interpretações vinda da compreensão e simbolismo das palavras e imagem que aparecem neste capítulo 12, notamos que não se pode dizer que uma ou duas estejam erradas e que somente a que uso para a compreensão seja a verdadeira. Vemos que todas elas tem uma verdade que ajudam a entender este capítulo 12 do apocalipse.