Olá Carlos Rosa de SãoPaulo - SP!

Bonita pergunta está que fazes. A resposta, determina a compreensão do que recebe o Batismo de conversão de sua vida ao seguimento de Jesus e seu evangelho.

Gostamos de ter datas, horas, tempos para que tudo seja determinado. Para Deus o tempo é infinito, para ele que é eterno, não podemos determinar o início nem o fim.

Assim respondemos esta sua pergunta. Na Bíblia, não está escrito, a idade, o dia a hora que aconteça o batizado. Ser cristão é uma graça, um privilégio divino para nós suas criaturas. Por isto o batismo, deveria sempre acontecer, a partir do momento que a pessoa incondicionalmente se volta a pessoa de Jesus. Somos batizados em Cristo e a partir deste momento começa uma vida nova, uma vida com Deus.

 

O que a Bíblia nos indica?

Como falamos não está escrito na Bíblia a idade que deva acontecer o batizando. O que indica e o momento da aceitação de Jesus na vida. Encontramos personagens bíblicos, que se convertem, apostam por Jesus e são batizados. Vejamos três exemplos, existem outros;

 

O caso do Batismo do apóstolo Paulo

Vejamos a passagem bíblica dos Atos que fala do Batismo de Paulo:

Pois deve ser testemunha diante de todos os homens do que viste e ouviste. Porque retardar ainda? Vamos receba o Batismo e purifica-te de teus pecados invocando o seu nome. (Atos 22,15-16) Bíblia de Jerusalém

A idade do Batismo de Paulo não foi determinada, ele começou sendo Judeu, passou a ser perseguidor dos cristão até que recebe o Batismo das mão de Ananias em Damasco, na Síria.

 

O Batismo de Lídia e sua família

Vejamos o texto de Atos 16, 14-15:

O Senhor lhe abriu o coração, de sorte que ela aderiu a palavra de Paulo. Depois de ter sido batizada, assim como os de sua casa. (Atos 16,14-15) Bíblia de Jerusalém

Para as pessoas que receberam o batismo no caso de Lídia, não foi dada a ela uma idade determinada. Foi o momento da graça que Lídia aceitou Jesus em sua vida.

Era costume, como ainda é hoje, a religião do dono (a) da casa é a religião de todos. Assim Lidia e sua familia receberam o batismo, isto é se voltaram ao seguimento de Jesus. Certamente nesta casa tinha pessoas de todas idades, inclusive crianças filhas dos escravos.

 

As primeiras conversões narradas nos Atos dos Apóstolos.

No início da pregação do apóstolo Pedro aconteceram inúmeras conversões e batizados. Vejamos em Atos 2,41:

Eles acolheram sua palavra recebendo o Batismo. E, naquele dia, foram agregadas mais ou menos três mil pessoas. (Atos 2,41) Bíblia de Jerusalém.

Da mesma forma nestes 3000 que foram batizados não se usou o critério, somente os que tem 20 anos ou 15 anos poderão ser batizados. Mas todos os que ouviram e creram na pregação de Pedro aceitando Jesus Cristo, se abriram para a graça do Batismo.