A expressão "vinho" na Bíblia não é suco de uva, mas a bebida com álcool. O vinho, junto com o trigo, eram dois elementos vitais do povo da Palestina. Inseridos como eram em seu próprio contexto, é óbvio que as pessoas da Bíblia conviviam com essa bebida. Mas o fato de falar dele não significa que apenas enaltece as suas propriedades. A Bíblia é muito crítica em relação à bebida desenfreada que conduz ao pecado.

O importante aqui é sublinhar que a Bíblia não condena ninguém só porque toma vinho, mas porque o seu abuso leva ao pecado, conduz a não ter as faculdades adequadas para realizar a própria missão como cristão, respeitando a si mesmo e ao próximo.

Um ensinamento bíblico que podemos aplicar sempre é que o mal vem do mau uso e do comportamento que vem como consequência e não das coisas em si. A nós basta o bom senso, como recomendado por Paulo em 1Tessalonicenses 5,21-22:

Examinem tudo e fiquem com o que é bom. Fiquem longe de toda espécie de mal.

 

A Bíblia fala bem e mal do vinho

Como a Bíblia conta experiências concretas de vida, ela tem duas maneiras, nos dois Testamentos, de falar sobre o vinho e bebidas alcólicas: negativa e positiva. Vinho e frumento, constituem os dois elementos da alimentação completa e indicam a vida, a benção que vem de Deus:

Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundäncia de trigo e de mosto (Gen 27,28).

Faz parte do oferecimento agradecido por Deus:

(Oferecerás) Com um cordeiro a décima parte de flor de farinha, misturada com a quarta parte de um him de azeite batido, e para libaçäo a quarta parte de um him de vinho (Es 29,40)

Dá alegria ao coração do homen

(Deus) Faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para fazer sair da terra o päo e o vinho que alegra o coraçäo do homem... (Sal 104,14-15)

 

Estas afirmações positivas se misturam com aquelas negativas, que se referem sem dúvida ao efeito inebriante que se transforma na perda da razão e da lucidez.

* E’ a ocasião de um pecado gravissimo de um dos filhos de Noé:

(Noé) bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda (Gênesis 9,21)

e o filho dele, que viu a sua nudez, foi maldito pelo pai.

* No Livro dos Provérbios:

A Zombaria está no vinho, e a insolência na bebida! Quem nissos se perde não chega a ser sábio (20,1)

Esse texto se refere ao homen que não para mais (se perde) de beber, que está agarrado ao vinho.

* O vinho também desvia a mente de qualquer um:

até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo. (Isaías 28,7)

* E em Jeremias (assim como em Apocalipse 17, no Novo testamento) Babilonia é inebriante como o vinho e leva à ruína:

Babilônia era um copo de ouro na mão do SENHOR, o qual embriagava a toda a terra; do seu vinho beberam as naçöes; por isso as naçöes enlouqueceram. (Ger 51,7)

 

No Novo Testamento (onde as referências ao vinho são menores), encontramos Maria e Jesus que abençoam as bodas de Cana com o milagre do vinho, que é sinal do advento messiânico em Jesus:

Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele (João 2,11)

O próprio Jesus bebe vinho e, por isso, é criticado:

eis o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comiläo e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e picadores (Mateus 11,19; Lc 7,34)

Nas sua cartas, Paulo até chega a recomendar Timóteo de beber um pouco di vinho:

Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades (1Timóteo 5,23)

Mas também avisa contra o risco do abuso, que pode causar a incapacidade de realizar as tarefas mais delicadas:

os diáconos sejam honestos, näo de língua dobre, näo dados a muito vinho, näo cobiçosos de torpe ganáncia (1Timóteo 3,8)

As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem (Tito 2,3)