Olá Taciano Barbosa da Silva de Petrolina - PE!

Lendo as Cartas Paulinas, podemos entender que Paulo foi um personagem privilegiado no conhecimento das línguas faladas em seu tempo. Explorou os recursos da língua grega, na apresentação da mensagem de Jesus por escrito.

Nascendo em uma família de origem judaica, seu Pai rico comerciante na cidade de Tarso, possuidor da cidadania romano, se empenhou com esmero para educá-lo, nas melhores escola de seu tempo, e preocupou-se que Paulo conhecesse em profundidade o judaísmo. Para isto enviou para a cidade de Jerusalém, lugar de importantes escolas de farisaísmo ali ele conheceu em profundidade as leis judaicas. Tudo isto ele não perdeu quando se converteu ao cristianismo, tornando-se um apóstolo de Jesus.

Respondendo à pergunta, podemos dizer que Paulo era conhecedor das mais importantes línguas faladas de sua época. Sua caminhada como evangelizador utilizou muitos mais as línguas de sua época para comunicar-se com as pessoas no anuncio de Jesus, do que entender que ele falava línguas estranhas.

 

Concluindo:

- Paulo conhecia muito bem o grego, utilizando desde criança nas escolas que frequentou em Tarso e no comércio junto ao seu Pai.

- conhecia o Latim pois como cidadão romano se esmerava em comunicar-se com os que governavam em sua época sua região o Império Romano

- conhecia o hebraico, pois foi estudar em Jerusalém, a mando de seu pai na escola de Gamaliel para ser um fariseu, conhecedor profundo da lei judaica.

- conhecia o aramaico, língua em que os judeus se comunicavam em seus diferentes dialetos.