Olá Alexandra de Passo Fundo!

É importante que se conheça todas as palavras que Jesus falou, e que através delas transmitiu as mensagens divinas e se comunicou com os ouvintes.

É uma tarefa impossível determinarmos com precisão o que foi dito por Jesus, ou o que cada um dos evangelistas, Mateus, Marcos Lucas e João acrescentaram para dar o texto forma atraente e compreensível.

Além do mais encontramos muitas frases dos livros do Antigo Testamento que forma incluídas nos textos para ajudarem na compreensão da mensagem.

Muitos estudos comparativos foram realizados com os evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas). Os estudiosos deste tema, colocam como fonte o evangelho de Marcos e que Lucas e Mateus, no escrever seus evangelhos utilizaram com base os evangelhos de Marcos. Estes estudiosos fazendo comparações dos textos, chegando uma conclusão do como o fato aconteceu, ou a mensagem foi dita por Jesus.

Devido ao que atualmente conhecemos dos evangelhos, o mais importante para você, é ler estes evangelhos sem uma preocupação maior se foi de fato dito ou não por Jesus. As palavras vão de dizer por si só.