Como você pode imaginar, existe uma gama enorme de textos que falam da Bíblia. Esses textos podem ser introduções gerais à Bíblia, a certos livros bíblicos ou a partes da Bíblia, como o Pentateuco (5 primeiros livros), os profetas ou os evangelhos, por exemplo. Para citar uma eventualidade, numa introdução ao Evangelho Segundo Lucas é provável que quando o autor fale das disputas de Jesus com os fariseus, tratará do tema das seitas judaicas no tempo de Cristo.

Considerando esse leque de possibilidades, é muito difícil indicar um livro que satisfaça completamente seu interesse. De todas as maneiras deixo aqui uma sugestão: Instituições de Israel no Antigo Testamento. Trata-se de um clássico da literatura bíblica que é o livro de um autor francês, Roland de Vaux, escrito há vários anos (faleceu em 1971), mas sempre muito citado e com grande autoridade. Esse frei dominicano, trabalhando a partir do texto bíblico, dos dados arqueológicos e dos resultados das pesquisas dos antigos povos do Oriente Próximo, apresenta um estudo detalhado das diversas instituições sociais de Israel. A vida cotidiana, a família, a sociedade civil e militar e a vida religiosa são abordadas em toda a trajetória do povo da Bíblia. Em uma boa livraria você pode encontrar essa obra ou também em uma biblioteca de algum instituto teológico, pois se trata de uma obra é absolutamente indispensável e obrigatória para todo estudioso sério das Escrituras (veja em Vida Nova).

Há uma outra grande dificuldade para o público que fala e lê português, que é a falta de tradução de textos importantes. Penso particularmente em um autor, Willian Dever, arqueólogo americano, que tem textos muito interessantes sobre o ambiente do Antigo Testamento, como por exemplo “Vidas de pessoas comuns na antiga Israel”, mas que não encontrei em português. Você pode ter uma visão dos seus livros, em inglês, nesse link do Amazon.

Na internet você encontra vários lugares com elencos detalhados de bibliografia sobre a Bíblia. Embora possa parecer dispersivo, não deixe de dar uma olhada. Cito três elencos