Olá Thais Cristina da Silva de União dos Palmares / AL!

O texto mais antigo em critica textual é o que vale mais. Portanto o que diz Mateus estaria mais perto do fato. O centurião falou com Jesus.

 

Imagem: O centurião romano pede a Jesus que cure seu servo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outras considerações:

A compreensão da omissão de dados de Lucas que em Mateus foram narrados, passa pela seguinte interpretação. O evangelista Lucas escreve depois de Mateus. Seu evangelho pertence ao grupo dos sinóticos que possuem uma grande semelhança no texto. Lucas com ultimo redator obteve mais informações e colocou no seu evangelho características que lhe são próprias. Lucas tem consciência que esta escrevendo para Comunidades Paulinas (Lucas era secretario de Paulo) espalhadas pelo Império Romano, formadas de pessoas vindas do paganismo. Lucas privilegia textos ou esclarece outros mostrando que a salvação que Jesus Cristo traz é para todos, independente de raça, cor ou nação.

O evangelista Lucas omite o encontro do Centurião (um pagão) com Jesus, como ocorreu em Mateus 8, 5-8. Reservando este fato para o livro dos Atos dos Apóstolos, que ele também é autor e que da continuidade ao evangelho de Lucas. Lucas se utiliza de duas embaixadas, uma primeira formada por anciãos judeus e depois outra dos amigos do centurião. No texto mostra que o oficial conhece os costumes judaicos, pede para Jesus curar a distância. Todo este em torno culmina na ação e palavra de Jesus em curar o servo do centurião. Tudo isto tem um complemento no versículo 9

“Eu vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”(Lucas 7,9) Bíblia de Jerusalém.

Concluindo:

A omissão da informação que Lucas mostra no texto em que o centurião fala diretamente com Jesus, Lucas prefere colocar esta informação mais adiante já nos Atos dos Apóstolos. Mas se analisarmos com um olhar de Lucas isto não diminui o fato do milagre, ele aconteceu e Lucas quer mostrar que Jesus não cura somente os que vivem em Israel e são judeus, mas seu Reino vem para todos. O centurião é merecedor desta graça pedida seu servo foi curado.