Olá Karen Antunes, de São Gonçalo / RJ!

 A primeira vista parece que a pergunta seja simples para responder, mas no complemento da pergunta se juntam outras 11 perguntas. Na verdade seria responder pelo significado das 12 tribos de Israel. Para não lhe dar uma resposta muito longa e cansativa, em que os leitores desistam em meio caminho, darei na resposta o essencial sobre cada uma, a começar com a de Efraim objeto primeiro da pergunta. Deixamos de lado a descrição territorial de cada tribo, pode ser assunto de outra pergunta.

As 12 Tribos de Israel.

 

O nome das 12 tribos de Israel baseava-se no nome dos 12 filhos de Jacó. Portanto estes “doze chefes de família produziram “as doze tribos de Israel”. Depois aconteceu uma arrumação nas tribos. Jacó, o patriarca, abençoou os dois filhos de José do Egito, Manassés, o mais velho, e Efraim, o mais novo, e confirmou: “Efraim e Manassés, filhos de José tornar-se-ão agora também meus, serão iguais a meus próprios filhos, Rubem e Simeão.”

 

Na distribuição terras na Terra da Prometida, não havia uma “tribo” de José. Em vez disso, “os filhos de José”, Manassés e Efraim, eram consideradas e contadas como tribos distintas em Israel. Este fato não aumentou para 13 o número de tribos de Israel que receberam uma herança, pois os levitas, a serviço do templo não receberam uma herança de terra. Eles ministravam o santuário. Assim havia 12 tribos não-levitas em Israel.

 

As 12 tribos são:

 

1 – Tribo de Efraim

 

Efraim: foi um dos filhos de José na narrativa bíblica. Nome hebraico significando "frutífero". Juntamente com a Tribo de Manassés, formou a Casa de José. Ocupava a área montanhosa, o que lhe dava proteção, porém também era extremamente fértil, o que lhe trouxe prosperidade, e continha os centros mais antigos da religião Israelita – Shechem e Shiloh. Estes fatores contribuíram para fazer de Efraim a mais dominante das tribos do Reino de Israel, e levou o nome Efraim a se tornar um sinônimo de todo o reino de israel.

 

2 - Tribo de Manasses

 

Manasses vem do hebraico, significando "faz esquecer". Menasses foi o filho mais velho de José. Seu irmão era Efraim. Manassés formou também a casa de José.

 

3 - Tribo de Benjamin

 

O significado do nome vem do hebraico Benya-min "filho da minha mão direita". Ele foi filho mais jovem de Jacó. Benjamim foi o único irmão por parte de mãe de José, que se tornaria mais tarde governador do Egito. Foi da descendência de Benjamim que surgiu o primeiro rei de Israel, Saul. A sua mãe Raquel morreu ao lhe dar à luz em Gen 35,16-19:

 

“35, 16 Depois partiram de Betel; e, faltando ainda um trecho pequeno para chegar a Efrata, Raquel começou a sentir dores de parto, e custou-lhe o dar à luz. 17 Quando ela estava nas dores do parto, disse-lhe a parteira: Não temas, pois ainda terás este filho. 18 Então Raquel, ao sair-lhe a alma (porque morreu), chamou ao filho Benôni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim. 19 Assim morreu Raquel, e foi sepultada no caminho de Efrata (esta é Bete-Leém)”. (livro do Gênesis 35,16-19) Bíblia Almeida

 

4 – Tribo de Dan

 

Dan foi um dos doze filhos de Jacó com sua concubina Bila, e o nome de uma das tribos de Israel. Dan é derivado do hebraico, significa "ele julgou". Dizem que seu símbolo era uma serpente, o que a diferencia das outras tribos de Israel. Visto que este animal é considerado um símbolo do mal na tipologia bíblica, é aparentemente estranho que esteja como estandarte em uma tribo hebraica. Diz antigo adágio popular: A pior cunha é aquela que sai da mesma madeira. Evidentemente a expressão "da mesma madeira" indica uma boa madeira, utilizada para boa construção, e dela é que sai a "pior cunha".

 

5 – Tribo de Aser

 

Do inglês antigo recebe o significando "abençoado, afortunado ou feliz". Asher, o filho de Zilpah, foi um dos doze filhos de Jacó e líder de uma das tribos resultado de sua união com Léa. Aser também é o ancestral de uma das 12 tribos de Israel, de mesmo nome.

 

6 – Tribo de Neftai

 

Neftail vem do hebraico com o significando "lutar". Na Torá, Naftali foi o sexto filho de Jacó, o segundo com sua esposa Bilhah. Na Cabala, o nome Naftali é lido como duas palavras: nofet li, "doçura é para mim".

 

7 - Tribo de Judá

 

Judá era o nome de um dos 12 filho de Jacó, encontramos o relato bíblico de sua vida nas fontes tradicionais do judaísmo. Era o quarto filho de Jacó e de Léa, e o significado de seu nome vem da a raíz hebráica, Yah hu Dah, é uma expressão de agradecimento a Deus e significa "louvor". Judá teve participação na trama que visava o desaparecimento de seu meio-irmão mais novo José.

 

8 - Tribo de Gad

 

Gad vem do hebraico e árabe,significando "feliz, afortunado" ou "um soldado, um guerreiro". O sétimo filho que Jacó teve de Zilpa, a serva de Leia e irmão de Aser. Em algumas versões, as palavras: "Vem uma turba e chamou o seu nome Gade "deveriam ser traduzidas por: " Com sorte ("afortunado") e chamou o seu nome Gade. Vem a sorte e chamou o seu nome Gade.

 

9 – Tribo de Simeão.

 

Simeão do hebraico, significando "ouvir". Simeão foi o segundo filho de Jacó e Lea.

 

10 – Tribo de Ruben

 

Ruben do hebraico, significando "veja - um filho!" Ruben foi o primeiro filho de Jacó e Léa. Sua mãe era a esposa menos favorecida de Jacó, Léa, que chamou o menino de Ruben porque, segundo ela mesma disse, “Jeová tem olhado para a minha miséria, sendo que agora meu esposo começará a amar-me”. Sob os olhares favoráveis de Jeová a sua mãe Léa, Ruben e seus cinco irmãos (Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulão) constituíram metade dos cabeças tribais originais de Israel.

 

11 – Tribo de Zebulon

 

Zebulon no hebraico significa "exaltar, honrar", ou "uma casa elevada". Na Torá, Zebulon era o sexto filho de Jacó e Léa. Nada é conhecido, em particular, a respeito de Zebulon.

 

12 – Tribo de Issacar

Issacar foi  filho de Jacó e Léa. Foi o líder de uma das doze tribos de Israel. Derivado do hebraico, significa "há uma recompensa". O nono filho de Jacó e o quinto de Léa conforme o livro do Gênesis 30,17-18