Olá Fabiana Souza de Pompéia!

Para uma resposta resumida do significado de Saulo poderíamos dizer que Saulo é um nome de origem hebraica (Shaul, transliterado Saul para o português).

Semelhante a outros personagens Bíblicos,  que possuiam dois nomes, Saulo de Tarso recebeu o nome de Paulo. Este é um nome de origem latina.

 

O uso de dois nomes na época de Jesus

Se lê com frequência em certos autores, que os judeus, não utilizavam nomes pagãos para dar a seus filhos. A primeira vista parece uma verdade. Mas a constatação nos indica o contrário. Encontramos muitos personagens bíblicos com dois nomes: um judeu e outro gentílico: lembramos alguns, nomes duplos usados no Novo Testamento:

O apostolo Simão Barjonas (nome hebraico) foi chamado pelo próprio Jesus de (Pedro) nome de origem grega (conf. Mateus 16,17-18);

O cobrador de Impostos Mateus (nome grego) era também chamado de Levi (nome hebraico).

O personagem bíblico Saulo (nome hebraico) de Tarso recebeu o nome de Paulo,  nome latino.

O historiador judeu José Ben Matthias cujo nome latino era Flavius Josephus (Flávio Josefo) também tinha dois nomes).

 

Significados do nome Saulo:

Existe um grupo de pessoas que se utilizando da psicologia e outras ciências dão indicativos para o nome.  Se tratando de Saulo um convertido, entusiasmado com a causa de Cristo. Sua personalidade é visível nos texto das cartas:

Tem a vida com objetivos claros e definidos, sabe muito bem como chegar até o final. O discurso é persuasivo e envolve as pessoas para serem seus seguidores e auxiliarem na sua obra. Tem o perigo de se tornar impositivo e duro nas determinações. Lembro a carta aos Gálatas: “Gálatas insensatos, que vos fascinou ante cujos olhos foi desenhada a imagem de Cristo crucificado”(Gl 3,1). Tem ousadia em seu trabalho, espírito competitivo, enorme força de vontade, e originalidade no encaminhamento e organização de comunidades.