Onde diz na Bíblia que o dia santificado por Deus é o domingo?

 

Esse tema é, de certa forma, polêmico. As opiniões se dividem: de um lado, os que defendem a sacralidade do sábado; do outro os que consideram o domingo como o dia do Senhor, tendo como principal razão a ressurreição de Jesus, nesse dia.

Vejamos: sábado, do hebraico shabbath, dia de cessação do trabalho, de descanso.

“Deus concluiu no sétimo dia a obra que fizera e no sétimo dia descansou, depois de toda a obra que fizera. Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, pois nele descansou depois de toda a sua obra de criação.” (Gn 2.2-3).

O Quarto Mandamento declara: “Lembra-te do dia do sábado para santificá-lo. (...) O sétimo dia, porém, é o sábado de Iaweh teu Deus. (...) ..., mas repousou no sétimo dia; por isso Iaweh abençoou o dia do sábado e o consagrou.” (Êx 20.8-11).

 

 Os que defendem a sacralização do domingo como um dia de descanso, dia do Senhor, apresentam, entre outros, o seguinte argumento:

“Com a morte e ressurreição de Jesus foi inaugurada uma Nova Aliança. Jesus, nascido sob a lei (Gl 4.4), foi circuncidado e apresentado ao Senhor (Lc 2.21-22), celebrou a Páscoa com seus discípulos (Mt 26.18-19), foi crucificado (Mt 27.32-38), morto (Mt 27. 45-55) e ressuscitado (Mt 28. 1-8). A partir da cruz, a lei não mais tem domínio sobre nós.”

Outros argumentos: os primeiros cristãos se reuniam para a fração do pão no primeiro dia da semana (At 20.7; 1 Co 16.1-2);  Cristo ressuscitou no primeiro dia da semana (Mc 16.9); a visão apocalíptica de João se deu no dia do Senhor, assim considerado o primeiro dia da semana (Ap 1.10); o Espírito Santo desceu sobre a Igreja no domingo (At 2.1-4).

O Novo Testamento não ordena o descanso sabático. Não menciona qualquer dia da semana para adoração e culto. Jesus em várias ocasiões passou por cima da lei sabática, curando enfermos e permitindo que seus discípulos colhessem espigas para comer, no dia santo (Lc 13.14; 14.1-6; Mt 12.1,10). Interrogado por isso, Ele disse: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem por causa do sábado" (Mc 2.27). Também disse: "Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor'' (Mt 12.8).

 

Como mencionei, é um tema polêmico. Os "pró-sabáticos e os anti-sabáticos", se assim podemos dizer, apresentam seus argumentos com ênfase nos textos bíblicos ou não.