Olá Henrique! de São Pedro da Aldeia

Buscamos uma resposta à pergunta na História de Israel. Aconselha-se o leitor da Bíblia, (Antigo Testamento), ter sempre a mão a História de Israel para consultar. Também é importante ter em mão uma linha do tempo de forma reduzida que num olhar se possa vislumbrar a caminhada do Povo de Deus nas suas origens.

A história do surgimento da Monarquia em Israel, em que Israel sonha ser igual às outras nações com um Rei, funcionários reais, exercito, em fim tudo o que as outras nações tinham ocupam uma boa parte da história. Davi foi o segundo Rei de Israel, substituir Saul.

Expansão territorial de Israel com o Rei David:

Israel alcançou com o Rei David, seu território máximo. Davi, (a história conhecemos) era um soldado corajoso e um grande general para o exercito de Israel. Suas habilidades alcançaram notoriedade e subjugou as nações vizinhas de todos os lados. Conseguiu derrotar os amonitas, os moabitas e os edomitas todos habitantes do leste de Israel; os filisteus que habitavam a oeste e os sírios com território ao norte. Davi governou uma época em que os grandes impérios como o Egito e a Babilônia estavam enfraquecidos, assim não teve problemas nas fronteiras e nem invasões. Assim com um sistema de alianças garantiu seu território do Nilo ao Eufrates.

Davi conquista a cidade de Jerusalém:

Como um lance de rara estratégia militar Davi conquista a cidade de Jerusalém dos Jebuseus e a torna o centro religioso e político de seu reinado.

A localização de Jerusalém era excepcional. Estava no centro do território, com tribos pelo norte e sul do território. A antiga capital Hebron estava localizada muito ao sul do território. Jerusalém se encontrava em um lugar privilegiado para se defender, era bem fortificada. Davi colocou a Arca da Aliança em sua nova capital.

Davi se torna rei de Judá e Israel, porém não trouxe mudanças estruturais. Tinha inicialmente uma tropa de mercenários 1º Sm 22,1-2. Conquistou a cidade de Jerusalém 2º Sm 5,6-10, por astucia militar, cortando o suprimento de água a cidade e levou a Arca da Aliança para Jerusalém (2º Sm 6) .

Davi ocupa a fortaleza de Sião onde passa a residir (2º Sm 5,9). Davi transforma Jerusalém na capital do reino. Na colina oriental construiu a chamada Cidade de Davi, e ali ergue um altar para o senhor (2º Sm 24,18-25).

Davi com idade avançada começa a enfrentar problemas em seu território. Duas rebeliões se insurgem (2º Sm 15 e 2º Sm 20) Uma liderada por Absalão e outra de Sebá.