Olá Jairo! Bom dia!

Gostei muito da pergunta; estas a procura de uma resposta, afirmando que já andou pesquisando bastante. Isto é muito bom! Certamente vais descobrir uma riqueza enorme que o nome Iahweh tem no seu significado e uso através da história bíblica. Sabemos que o assunto não vai ser esgotado, e a cada descoberta surgirão outras indagações, isto tudo faz parte do conhecimento de Deus. Vou colocar mais alguns dados que poderão te ajudar a montar o quadro da resposta que buscas.

 

O nome Javé:

Javé é o nome pessoal que damos ao Deus de Israel. Encontramos na Bíblia hebraica expresso na seguinte forma: Javé (yhwh), ou ainda encontramos na forma abreviada como Jahu (jhwj), Jô (jw) ou Jah (yh).

 

A pronúncia do nome Javé:

O nome de Deus para os hebreus é impronunciável. Ele só pertence à Javé e sua expressão confunde-se com a própria identidade de Deus. Assim no Antigo Testamento, por muitos séculos, os homens não lhe deram um nome e nem pronunciavam o nome de Javé. Nas sagradas escrituras vamos notar que Deus continuamente fala com pessoas determinadas e que escolheu para isto. Entretanto o seu nome é impronunciável, considerado um tetragrama Y H W H, e que muitos anos mais tarde foram colocadas as vogais de Adonai (em hebraico Senhor), é assim que ainda hoje os judeus pronunciam Jehovah o nome de Deus quando estão lendo na Bíblia, ou ainda dizem “o nome” ou também “céus”. “Eu sou Yhwh, o que te manda sair de Ur da Caldéia, para te dar esta terra como herança” (Gn 15,7) Ou na revelação de seu nome na pergunta de Moises, “Qual o seu nome” e Deus disse a Moises “Eu sou aquele que é” (Ex 3,14) (em hebraico pode se traduzir esta passagem como “Eu sou o que eu sou, que afirma que Deus não quer revelar o seu nome”. Encontraremos uma passagem semelhante a esta quando Deus falou a Moises no Monte Sinais e pronunciou: “Eu sou Yhwh, teu Deus, que te tirou do país do Egito, da casa da escravidão”...(Ex 20,2; Dt 5,6).

Portanto é notório que na maioria dos manuscritos hebraicos encontramos a palavra “Jehovah”, constituída de consoantes Y H W H e de vogais I O A da palavra que passou ser usada por Adonai se obtenha esta outra forma = Y(e)h(o)w(a)h. Mesmo assim não possuímos a certeza que a tradição da palavra nos tenha fornecido a pronúncia correta.

 

O nome Javé e sua pronuncia:

Na antiguidade, o uso do nome “Javé”nunca foi foi pronunciada por Jeová, mesmo porque não se pronunciava o nome de Deus, e quando se encontrava na leitura bíblica ou se pulava o nome ou se dizia Senhor. Mas nos de fala portuguesa e nas traduções da Bíblia utilizamos comumente o nome “Javé”.

 

Javé e seu significado:

Os que traduziram a Bíblia para a versão dos setenta assim entenderam Deus: E um ser único, criador de todas as coisas e verdadeiro. Ele é aquele que pode dar vida para a humanidade. Mais ainda ele é justo e aplica a justiça um Deus que vai ao encontro do homem e se torna libertador. Um ser transcendente e que para o entendimento humano permanece um mistério. A Bíblia mostra que o Deus de Abraão e Moises “é o que é”, entretanto ele não esta alheio ao processo da história, se compromete com ela, faz com a humanidade um pacto e uma aliança, e esta aliança constantemente vai renovando.

 

Concluindo:

Jairo, deixo com esta resposta mais alguns elementos que podem ser acrescentado a tua busca no entendimento e no significado de Deus. Este trabalho que estas fazendo é muito bonito e significativo e encontrarás muitas respostas para tuas indagações.