Olá Sabrine de Fortaleza - CE.

Estive fazendo um estudo a respeito do que a Bíblia ensina sobre o divórcio e nomes de figuras bíblicas divorciadas.

Para se saber algo sobre a sua primeira questão é necessário ler muitos textos, que manifestam pessoas que deixaram suas mulheres por um motivo ou outro. Bem como os textos importantes que tratam do divórcio.

Na realidade a Bíblia fala muito sobre o divórcio mas nomeia poucos nomes de pessoas divorciadas.

O que a Bíblia nos diz:

A Bíblia fala: Sobre o divórcio e a lei, colocando normas e orientações.

O livro de Malaquias mostra a situação calamitosa do povo de Israel, vivendo abertamente o divórcio.

Assim que olhando o contexto de Malaquias 2,12-16 ele aborda o divórcio dentro de um cenário de corrupção generalizada da sociedade israelita da época. Se quisermos entender o que a Bíblia fala sobre o divórcio devemos estudar também este texto. Nessa época, o povo lamentava porque o Senhor não aceitava as ofertas no Templo e o profeta Malaquias revela alguns motivos da inutilidade das ofertas do povo:

Os judeus, nos olhos de Malaquias pareciam ser zelosos no templo, mas banalizavam o casamento. Viviam em estado de divórcio e tratavam o divórcio com trivialidade. Eles maltratavam suas esposas e as trocavam facilmente por mulheres pagãs (casamentos negados pela lei judaica). Trocavam mulheres mais “velhas” por mulheres mais “jovens” Outras vezes acumulavam mais de uma esposa (em relações poligâmicas). Quando as mulheres se sentiam injustiçadas iam para o templo pedir ajuda, mas os sacerdotes praticavam as mesmas maldades, não conseguiam ajuda.

Por causa da maldade humana a lei mosaica passa a permitir o divórcio. Mas a Bíblia sempre anuncio o casamento como ideal divino, e formando uma só carne.

No Novo Testamento

Jesus tem muitos embates com os Fariseus a causa do casamento, do divórcio etc.

Aparece nos textos do Novo Testamento a separação e uma nova união como um remédio ruim.

A carta aos Coríntios fala longamente do casamento. Sobre a separação, sobre o abandono de um dos dois. etc.

Coloco apenas algumas indicações, deverás buscar textos e estudar, e então terás uma visão clara do que Deus quer para o homem e a mulher.

O evangelista João traz uma situação que não fala diretamente sobre divórcio, mas revela como Jesus tratou uma mulher com cinco divórcios no seu passado. O que chama a atenção nessa passagem é a diferença entre a conversa de Cristo com os fariseus e a conversa com a mulher samaritana.

O episódio da mulher samaritana e Jesus.

Este episódio lança luzes para uma compreensão do que Jesus pensa e tratou uma pessoa divorciada. Há cristãos imprudentes que tratam um divorciado com desprezo, como se ele tivesse cometido algum pecado imperdoável. Jesus simplesmente “toca na ferida” da mulher o necessário para gerar arrependimento e restauração. Portanto, a Igreja também é um lugar para amar, receber e restaurar pessoas cujos casamentos fracassaram. Este é o grande desafio do nosso tempo num mundo em que as separações acontecem por banalidades e aos milhares.