Existe um definição cronológica estandarte que se baseia no ano em que Jesus nasceu, seguindo o calendário juliano. Esse ano é definido como ano 1, um marco, uma linha que sinaliza a divisão da história: um antes e um depois (de Cristo). Com o ano 1 começou a Era Cristã. Esse critério é usado também por regiões aonde os cristãos não são maioria. Nesses casos, costuma-se dizer “Era Comum”, ao invés de Era Cristã.

Em ambientes por excelência cristãos, pode-se usar inclusive a expressão Anno Domini, que é uma forma curta da frase latina Anno Domini Nostri Iesu Christi ("Ano de Nosso Senhor Jesus Cristo"). Dessa maneira, nós agora estamo no Anno Domini 2020.

Os anos anteriores ao nascimento de cristo são ditos “Antes de Cristo” (a.C.) e aqueles que seguem recebem a sigla d.C. (depois de Cristo). Dessa forma o ano 1 a.C. é o ano que precedeu cristo, enquanto que 50 a.C. significa 50 anos antes de Cristo. Davi reinou por volta do ano 1.000 a.C. É costume ainda colocar um sinal negativo antes do ano, assim que se quiséssemos dizer o ano em que reinou Davi poderíamos usar – 1.000 ou 1.000 a.C.

Não existe o ano 0, mas somente o ano 1 a.C. e o ano 1 d.C.

Quem inventou?

Obviamente é uma convenção útil a todos. Como acontece normalmente para as coisas que se impõem através do costume e da prática repetida, essa convenção foi fruto de uma prática comum à sociedade que naquele dado momento domina. O calendário Juliano (46 a.C.), e depois o Gregoriano (1.582 d.C), foram impulsionados pelos cristãos e se impuseram especialmente na cultura ocidental.

A origem desse uso precisa ser colocada na pesquisa feita por Dionísio, que, baseando-se no calendário do imperador Júlio César, procurou estabelecer a data da Páscoa. Segundo seus cálculos, a concepção de Jesus foi anunciada no ano 753 da fundação de Roma. A partir de então, tal ano foi definido como ano 1 a.C. Desse momento em diante surge o antes e depois de Cristo.

Portanto, estamos, sem dúvidas, dentro do ambiente de igreja, mas não só católica, pois são coisas anteriores às divisões, que ocorreram alguns séculos mais tarde.