O rei Davi, ungido por Samuel depois do pecado de Saul, o segundo dos três reis de Israel, é uma figura ideal da Bíblia. Mas esse exemplo de rei, do qual descenderá o Messias, não foi sem pecado; fez muitas coisas agradáveis aos olhos de Deus, mas cometeu um grande pecado.

 

Davi e Betsabeia, esposa de Urias

Davi se apaixonou por Bersabeia, que era esposa de um dos seus comandantes, Urias. Gostava tanto dela que fez com que o seu marido morresse em uma batalha. Davi então casou-se com a viúva. Seu nome era Betsabeia. A "ação que Davi praticara desagradou a Iahweh" (2Samuel 11,27).

O Profeta Natã, em 2Samuel 12, desmascara o pecado do rei. Davi se arrepende: "Pequei contra Iahweh". Mas a ira do Senhor condena a sua casa, fazendo perecer o primeiro filho que tivera com Betsabeia. Todavia, graças ao seu arrependimento, Davi tem sua vida preservada.

Há vários ensinamentos que podemos tirar dessa história. O primeiro de todos é que a quem muito é dado, muito será pedido. O fato de ser rei não exime de seguir ao Senhor. O rei supremo de Israel é sempre Iahwhe e Davi é um seu servo, que deve seguir seus preceitos.

Outro ensinamento fundamental é a misericórdia divina. Deus acolhe o nosso arrependimento e pede de nós uma vida nova, que exprime total confiança no Senhor.

 

O censimento em 2Samuel 24

Outro pecado de Davi foi ter feito o censimento do povo, como contado por 2Samuel. Achamos estranho tal pecado, pois normalmente ligamos o pecado com o comportamento moral. Mas na Bíblia o maior pecado é a falta de confiança em Deus. A mais evidente expressão dessa atitude é a idolatria. Mas também é falta de confiança contar o número das pessoas, ver quantos soldados se tem, para ver se existe alguma chance de vencer uma batalha. Ao fazer isso, o rei não confia mais em Deus como o Senhor dos Exércitos, mas passa a confiar nas suas próprias forças, na força do seu exército. Invés, em Israel, quem dá força é somente o Senhor.