Olá Milton Pedro Scabar de Piracicaba - SP!

Certamente você percebeu que a Bíblia sem os capítulos e versículos torna-se impossível, ou dificultaria muito em localizar os textos.

Foram os liturgistas os primeiros a terem preocupações em localizar os textos da Bíblia com facilidade. Isto ajudaria muito na preparação das leituras nas celebrações litúrgicas e orações realizadas nas comunidades.

Coloco de forma resumida a caminhada percorrida da introdução dos capítulos e versículos nos livros da Bíblia.

 

Eusébio de Cesaréia (+340) o primeiro dividir o texto Bíblico.

Foi este estudioso Eusébio de Cesaréia (+ 340)que dividiu pela primeira vez o texto dos 4 evangelhos em 1162 capítulos assim distribuídos: Mateus 355, Marcos 233, Lucas 342 e João

 

Na idade média o arcebispo Estevão Langton, de Cantuária (+1228)

O arcebispo inglês de Cantuária Estevão Langton foi aquele que dividiu o texto latino da Bíblia (Antigo e Novo Testamento) em capítulos. Assim o texto hebraico do Antigo Testamento passou a ter capítulos, o texto grego dos LXX e do Novo Testamento. A divisão que o Arcebispo inglês introduziu permanece até hoje.

 

No século XVI surge na Bíblia os capítulos com os versículos.

Somente no século XVI aparece uma divisão mais perfeita do texto Bíblico, como temos nos dias de hoje. Este trabalho foi executado por Santes Pagnino de Lucca (+1541) numerando os capítulos e versículos da Bíblia.

O tipografo francês Roberto Estevão, refez a distribuição do Novo Testamento em versículos, é o que hoje utilizamos.

A pontuação, que estava faltando os copistas foram pouco a pouco introduzindo, nem sempre com muito acerto, gerando muitas discussões, para se entender o verdadeiro sentido do texto.

Nota: Pesquisando introduções da Bíblia em algumas encontramos outros nomes de estudiosos que realizaram este trabalho da divisão de capítrulos e versículos na Biblia. Tivemos que optar por  nomes que eram mais citados pelos autores.