Como já sublinhando aqui, essa sua consideração demonstra que o autor, do ponto de vista moderno dos 5 primeiros livros da Bíblia que temos hoje, o Pentateuco, não foram escritos por Moisés. Mas façamos atenção, pois esse dado não pode ser simplesmente dito "falso", afinal faz parte da tradição e até mesmo o Novo Testamento (veja Lucas 24,44 - "Lei de Moisés"). 

Sabemos bem que a autoria dos escritos bíblicos, principalmente do Antigo Testamento, é um tema muito complexo. Não podemos pensar em "autoria" no sentido moderno, de alguém que se senta e escreve do início até o fim um livro. Os livros que temos em mãos são frutos de processos redacionais complexos. No princípio existe tradições orais que são passadas de geração em geração. Depois alguém decide de colocar por escrito essas tradições, que as vezes são contrastantes entre si. Esse "redator" coloca também alguma coisa de seu, reunindo as diferentes tradições e formando uma unidade.

Sobre os primeiros livros da Bíblia, há inúmeras teorias e a mais estudada e defendida retem que o Pentateuco foi elaborado por quatro tradições: Javista (“J”, de Javé, originada no sul), Eloísta (“E”, de Eloîm, oriunda do norte), Deuteronomista (“D”, de Deuteronômio, no norte, tempo dos profetas) e Sacerdotal (“P”, dos sacerdotes, no exílio babilônico). Parece que essas 4 fontes, escritas em tempos diferentes, existiam de forma independente uma da outra e mais tarde alguém colocou tudo isso junto, criando os 5 livros na forma que temos hoje.

Quando se afirma que Moisés é o autor do Pentateuco, o cerne da questão é sublinhar que foi ele que recebeu a Lei de Deus, sobre o Monte Sinai. É nesse sentido que as palavras da Torah, do Pentateuco, vêm dele. Sob essa perspectiva, que não coincide com a lógica da autoria de hoje, Moisés pode ser dito autor do Lei, como dito por Lucas.