Olá Sandra de Poá - SP!

Para entendermos o que seja Sinagoga, devemos nos voltar para a organização do Judaísmo.

Religiosamente, o Templo de Jerusalém centrava toda a atividade Religiosa de Israel. Para lá o povo judaica se dirigia pelo menos três vezes por ano paRa as festas de preceito e ofereciamm sacrifícios pelos pecados, ou mesmo se purificarem.

As narrativas do Novo Testamento nos falam que Jesus foi muitas vezes a Jerusalém para cumprir preceitos, junto com seus pais ou celebrar Festas, como a Páscoa, Dedicação etc. Durante a vida adulta do mesmo modo.

Afinal por que a Sinagoga?

Paralelamente ao Templo de Jerusalém existiam em todas as principais cidades de Israel ou aonde viviam Judeus, nas cidades do Império Romano as Sinagogas. A sinagoga era o lugar das reuniões, onde no sábado os judeus se reuniam para ouvir a palavra de Deus da escritura, geralmente explicada por um fariseu, responsável pelo funcionamento da sinagoga. Lembro o incidente com Jesus ocorrido na Sinagoga de Nazaré narrado por Lucas 4,16-24.

“Ele foi a Nazara onde fora criado e, segundo seu costume entrou em dia de sábado na Sinagoga, e levantou-se para ler.”... (Lucas 4,16) Bíblia de Jerusalém.

Na sinagoga ainda existia a escola de instrução, onde as crianças aprendiam o hebraico, a ler a Tora e conhecer os preceitos judaico. Ali as crianças eram preparados para a cerimonia importante do “Bar Mitzvá”

A sinagoga e sua finalidade.

As Sinagogas nos tempos de Jesus como atualmente funcionam como lugar de culto oração e pratica religiosa. O rabino como o fariseus, do tempo de Jesus dinamizam as atividades e preparam as principais festas Judaicas, Seja o Ano Novo, o dia do Perdão, a Páscoa etc...

Hoje aonde estão as Sinagogas?

A presença das Sinagogas nas comunidades Judaicas existem por todo o mundo. Aonde existe um grupo de Judeus, eles tem a sinagoga dirigida por um Rabino. Aqui no Brasil em todas as capitais com comunidade judaica de porte tem sua Sinagoga. Em Porto Alegre, vivo no Bairro considerado Judaico, o Bairro do Bom Fim existindo um Sinagoga, junto a ela funciona uma Biblioteca com livros judaicos, funcionam organizações humanitárias judaicas, o Colégio Israelita com mais de um milhar de alunos, programas de rádio para divulgar as atividades judaicas, o jornal zero Hora pertencente a um grupo judeu, ligado a Globo, a Rádio Gaucha etc.. A presença judaica é muito marcante, na política, medicina, literatura, artes, comercio, etc.

Concluindo:

Sua última pergunta é da importância da Igreja na vida do Cristão?

Embora hoje se fala de Igreja não tanto como edifício de pedras, mas se prioriza Igreja como ser humano. A Igreja somos nós viventes, que dinamizamos a presença de Deus e seus ensinamentos na vida da comunidade.

Fora a isto, não podemos desprezar que a Igreja como edifício, não tenha importância. Ela é lugar de reunião e oração. Para os católicos Deus ali mora etc..., como mora na vida de cada ser humano. Por isso que a vida de cada ser humano toma status divino. Não pode ser tirada, ou destruída, alí mora Deus. Todo o ser humano é importante pois é habitação divina.