O Mar Morto, que se encontra na divisa entre Israel e Jordânia, é um lago de água muito salgada (33%), que está a 422 metros abaixo do nível do mar. A principal fonte de água que ajuda a conservar a sua reserva hídrica é o Rio Jordão, que tem sua foz no Mar Morto. Um novo estudo, contudo, indica que o nível da água do Mar Morto está abaixando muito rapidamente, com grande risco para o ambiente local. O estudo, conduzido pela Universidade da Tecnologia em Darmstadt, Alemanha, mostra que a diminuição da água não é causada pelas mudanças climáticas, mas pelo aumento do consumo hídrico na região, que faz com que pouca água chegue até ao lago.

Normalmente o nível de água de lagos fechados, como é o Mar Morto, é condicionado pelas condições climáticas. A água depositada neles é formada pela chuva que corre para o lago menos a água evaporada. Contudo, no caso do Mar Morto, a diminuição da água não é causada somente pela evaporação, mas sobretudo pelo uso da água potável que terminaria no lago salgado e também pelo uso da própria água do Mar Morto pelas indústrias, sobretudo de sal, de Israel e da Jordânia.

As conclusões do estudo mostram que o Mar Morto perdeu 14 Km cúbicos de água nos últimos 30 anos. A diferença entre o nível da água no passado e hoje é evidente; as praias do Mar Morto, há alguns anos próximas da estrada que passa entre a montanha e o lago, hoje se encontram a centenas de metros.

O estudo aconselha que, de imediato, seja feita uma campanha que acabe com o uso da água que desenbocaria no Mar Morto e que, a longo prazo, seja pensada uma solução mais complexa, como aquela cogitada há muito tempo, ou seja, a criação de um canal que traria a água do Mar Vermelho até o Mar Morto.