Se você quer saber quantas pessoas viviam nessa localidade no tempo de Cristo, é praticamente impossível dar uma resposta. Primeiro de tudo é importante saber que se fala de pequenos aglomerados de casas, pois estamos há mais de 2000 anos de distância e, naquele tempo, as cidades eram muito diferentes das nossas. Infelizmente não há maneira de saber quantas pessoas viviam em Betânia.

Se você tem em mente a cidade de Marta, Maria e Lázaro, estamos falando de uma localidade a cerca de 5 quilômetros de Jerusalém, atrás do Monte das Oliveiras. Existe até hoje e seu nome, em árabe, é  al-Azariyeh. Hoje existe um muro que a separa de Jerusalém e os seus habitantes são árabes. Estima-se que hoje ali vivam cerca de 17 mil pessoas. Na localidade existe uma igreja que relembra Lázaro, que foi ressuscitado por Jesus, como conta o Evangelho de João. Há inclusive um local, não longe dessa igreja, que recorda o lugar onde teria sido enterredo Lázaro, antes do milagre de Cristo.

 

Betânia, no Jordão

Há outro local mencionado na Bíblia também chamado de Betânia, que está em conexão com João Batista. Trata-se do local onde o precursor de Cristo batizava. Está próximo de Jericó e hoje é meta de viagens, principalmente depois que foi aberto pelo estado de Israel um parque que permite aos turistas visitarem o Rio Jordão. 

Sabemos muito pouco sobre esse local e até hoje existem dúvidas sobre a sua exata localização. Por isso não podemos dar nenhuma informação sobre os seus eventuais habitantes.