Uma janela sobre o mundo bíblico

Onde subsiste a Igreja de Atos hoje em dia?



  • Pergunta de Ruben, Sintra
  • 1027
  • 18/05/2017
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Igreja | Atos dos Apóstolos |


A sua pergunta pode ser respondida sob diferentes perspectivas.

Do ponto de vista teológico, lembramos que no prólogo do livro é dito que o livro é escrito pra Teófilo. Não sabemos quem ele seja, mas uma das teorias de interpretação muito usada na antiguidade é relativa à etimologia desse nome, "amigo de Deus". Portanto, o livro seria dirigido a todos os "amigos de Deus", também a nós. Por isso, a igreja ali apresentada seria presente na nossa vida, na nossa vida de comunidade, nas igrejas de hoje.

Outro aspecto presente em Atos, livro escrito por Lucas, são os conflitos típicos de uma comunidade: há o conflito da perseguição do império romano contra os cristãos, que se tornam numerosos e também o conflito interno, onde, de uma parte, se encontram aqueles que queriam permanecer na ortodoxia judaica, excluindo aqueles que não eram judeus, enquanto outros, Paulo por exemplo, acreditavam que a mensagem de Jesus era destinada a todos, independente da própria origem. Nesse sentido, a igreja de Atos é um espelho também da nossa, pois como então, também nós nos deparamos com conflitos, tanto internos quanto externos.

Há um outro aspecto que é utópico. É famoso o "sumário" de Atos 2,42:

Eles mostravam-se assíduos ao ensinamento dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações.

Nessa frase são apresentadas 4 características da comunidade:

  1. a união com o ensinamento de Cristo, que através dos apóstolos chega até nós;
  2. a comunhão fraterna: não havia necessitados entre eles; todos repartiam o que tinham;
  3. a "fração do pão", que é um termo técnico para dizer "eucaristia", a ceia.
  4. a oração

Essas características representam um ideal, algo que devemos buscar e tornar realidade na nossa própria comunidade. Tratam-se de características que nunca serão completamente realizadas, pois sempre terá algo a ser feito a mais, para realizá-las plenamente.

O livro de Atos dos Apóstolos mostra como somos chamados a replicar a comunidade das origens. As suas dificuldades são presentes ainda hoje e o seu ideal deve ser o nosso. Não sabemos se a história foi exatamente como contada por Lucas, que escreveu algum tempo depois dos fatos acontecidos, mas sabemos que quis nos transmitir uma catequese sobre como deve ser a verdadeira igreja, a verdadeira comunidade que coloca em prática a mensagem de Cristo.

1027 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook