Olá Moisés de Moçambique !

Nós seres humanos somos imediatistas demais, queremos determinações e previsões naquilo que temos dificuldade em entender. A questão do final dos tempos é uma pergunta antiga e nova. Os discípulos queriam que Jesus disse o dia e a hora que aconteceria tais coisas. Jesus não respondeu Ele disse: Não cabe a mim dizer o dia e hora que tudo isto acontecerá mas ao meu Pai que está nos céus. Poderás ler o discurso escatológico Jesus que se encontra no capítulo 24 de Mateus, e verás que muitas respostas de suas preocupações estão ali.

Colocar no meio da resposta Bíblica a personagem discutida do presidente dos USA Trump, e forçar demais o modo de compreender a resposta. Jesus já nos respondeu em várias passagens do Novo testamento. Cabe a nós acreditar em suas palavras.

Se fosse em outra época poderíamos dizer que a Revolução Russa em 1917, seria preanuncio do final dos tempos, o orgulho nazista na segunda guerra mundial em fazer Berlim a capital do mundo, seria o anuncio do final dos tempos. Mas nada disto se confirmou.

Melhor é escutar as palavras de Jesus de Mateus 24,42:

“Vigiai, portanto, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse em que vigília viria o ladrão, vigiaria e não permitiria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós ficai preparados, por que o filho do homem virá numa hora que não pensais. Bíblia de Jerusalém.

Outro exemplo encontramos na carta aos Tessalonicenses, os cristãos de Tessalônica deixaram de trabalhar, imaginando que no dia de amanhã aconteceria o final dos tempos: Paulo alertou a comunidade, para que fosse ao trabalho, não deixasse seus afazeres e caberia somente a Deus determinar o termino de todas as coisas.

Este Mundo tem um criador, ele determinará seu final assim como iniciou, e não será um chefe de estado, por seus erros, que determinará este momento. As criaturas passam a obra de Deus permance.