Olá Anderson de Araucária - PR

A Bíblia, palavra de Deus é uma só. O que temos hoje são muitas traduções do texto sagrado, realizados pelas editoras, e que estão no mercado para serem adquiridas.

A melhor resposta para sua pergunta deve começar pela igreja ou denominação religiosa que você pertence. A sua pergunta não fala deste fator que é importante.

 

Justificando:

1 - Se a pessoa pertence a religião judaica, vai utilizar somente a Bíblia Chamada “Tenak” (Torá +Profetas + Escritos). Um Judeus, não estuda em uma Bíblia católica ou protestante, no máximo irá consultar, alguma coisa.

2 – Os evangélicos, usam a Bíblia tradução Almeida e outras que eles recomendam para estudo.

3 – Os católicos, poderão usar a Bíblia de Jerusalém, Pastoral etc.

 

Concluindo:

O que deves fazer é certificar-te qual a Bíblia que sua Igreja ou denominação utiliza, comumente, nos cultos, celebrações etc... e passar a ler e estudar. Estará assim em sintonia, com o que a sua Igreja propõe e estuda.

Para um evangélico não existe razão adotar a Bíblia Judaica para o estudo, faltarão os livros do Novo Testamento, ou uma Bíblia católica terão mais livros que vieram da tradução da septuaginta (texto grego que não é aceito pelos protestantes).