Uma janela sobre o mundo bíblico

O Evangelho de Marcos termina em Marcos 16,8 ou vai até o versículo 20?



  • Pergunta de Josué, Diadema
  • 1177
  • 09/04/2017
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Crítica textual | Evangelho de Marcos |


O nosso leitor, Josué, conta o caso que levou a essa pergunta:

Recentemente recebi uns testemunhas de Jeová aqui na portas de casa. Perguntei para eles o que eles tinham a dizer sobre Marcos 16,15-16. Para minha surpresa a bíblia deles não tinha estes versículos; ía só até o versículo 8. Ficaram de me explicar. Depois trouxeram a bíblia interlinear deles e também não tinha; também terminava no versículo 8. Por que dessa diferença?

A diferença de textos nas versões é causado por um conhecido problema de crítica textual. Como sabemos, não temos os textos originais da Bíblia, mas somente manuscritos que transmitiram e fizeram chegar até nós o texto bíblico. Como já tivemos oportunidade de dizer, tudo foi transmitido de maneira muito fiel e as variações existentes são poucas e, na maioria dos casos, tê pouca importância em relação ao conteúdo. Uma das dificuldades se refere exatamente à conclusão de Marcos.

Concretamente falando, alguns manuscritos (Vaticano, Sinaítico) omitem os versículos 9 a 20. Vários manuscritos, invés, têm o texto conforme se encontra em muitas outras versões, até o versículo 20. Há ainda alguns que trazem um final mais breve, depois do versículo 8:

"elas narraram brevemente aos companheiros de Pedro o que lhes tinha sido anunciado. Depois o mesmo Jesus os encarregou de levar, do Oriente ao Ocidente, a sagrada e incorruptível mensagem da salvação eterna".

Já desde muito tempo existe exitação sobre qual texto adotar para concluir o Evangelho de Marcos, mesmo entre os Padres da Igreja. A verdade é que parece pouco provável que o texto de Marcos terminasse com o versículo 8:

Elas saíram e fugiram do túmulo, pois um temor e um estupor se apossaram delas. E nada contaram a ninguém pois tinham medo...

Parece provável que o texto original de Marcos, por alguma razão que não conhecemos, se perdeu. O texto atual, os versículos 9-20 provavelmente foram escritos para preencher a lacuna deixada pelo texto perdido. 

É importante, todavia, notar que esse texto era já conhecido no Século II, mencionados por Taciano e Ireneu, e foi conservado na maioria dos manuscritos gregos.

Não podemos concluir que foram escritos pelo evangelista Marcos, mas, com certeza, são uma relíquia da primeira geração cristã.

1177 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook