Olá Cláudia de Vila Velha - ES!

Para a compreensão de certas expressões que aparecem no livro do Apocalipse, devemos estar atentos a elementos que são próprios deste tipo de escritos apocalíticos.

Um dos elementos importantes é a simbologia que encontramos nas expressões, ela é fundamental para entender o que é dito nestas expressões.

A expressão “chave de Davi”, esta na descrição da Igreja de Filadélfia, uma das sete cartas que aparecem na abertura do Apocalipse. Na leitura desta carta a Igreja de Filadélfia, é bom ter em mente a estrutura semelhante na forma que o João apresenta cada Igreja.

Na abertura da carta sempre aparece com destaque a pessoa de Jesus, e procura colocar a Jesus, o Cordeiro como aquele que pode dar uma resposta verdadeira as dificuldades de cada comunidade.

Qual o significado de chave de Davi?

Na Igreja de Filadélfia existia uma comunidade judaica muito forte e que estava barrando os cristão de irem até a sinagoga. Em outras palavras estavam fechando o Reino de Deus para os cristãos, Reino que pertencia aqueles que frequentavam a Sinagoga.

Jesus é aquele que tem a chave de Davi, isto é tem o poder de abrir as portas ao Reino de Deus. Todos aqueles que creem nele, possuem o Reino de Deus não estando excluídos dele.

Concluindo: Jesus é aquele que tem o poder divino de abrir ou fechar o acesso ao Reino de Deus (neste caso simbolizado com o Reino de Davi, cujas chaves ele possui).

Com este poder Jesus está dizendo a comunidade: Eis que abri diante de ti uma porta. Em outras palavras ele abre a comunidade uma entrada direta ao Reino de Deus. (A porta que a sinagoga tinha fechado para os cristãos).