Para o próximo ano é previsto a chegada em Israel de 3 milhões de turistas. Esse número crescente de pelegrinos encontrará uma novidade: poderão percorrer um novo itnerário que vai de Jerusalém até o Mar Morto. Durante o percurso poderão visitar o local onde se faz memória do episódio do Bom Samaritano, as Grutas de Qumrãn e o local onde, segundo a tradição, João Batista batizou Jesus.
Um responsável pelo turismo de Israel anunciou que a abertura ao público do local do Bom Samaritnao é eminente. Após a bertura deste sítio será aberto também Qasr al-Yehud, nome árabe do lugar do batismo.

O local do Bom Samaritano se encontra ao lado da estrada que de Jerusalém conduz até o Mar Morto. Durante a época bizantina foi construída uma igreja para comemorar a parábola contada por Jesus (Lucas 10,29-37). Recentemente os arqueólogos reconstruíram todo o piso em mosaico.
O local do batismo, próximo a Jericó, é considerado um dos locais mais importantes de uma peregrinação à Terra Santa. Tem importância também para a tradição judaica, pois se pensa que seja o local onde os hebreus atraversaram o rio Jordão quando entraram na Terra Prometida. Devido às tensões existentes no passado entre Israel e Jordânia, a zona era área militar e os cristãos da Palestina podiam visitar o local apenas uma vez ao ano. Há 8 anos a Jordânia construiu um centro turístico no seu lado. Invés a parte israeliana está sendo reconstruída. O Ministro do Turismo de Israel disse que a primeira parte da reconstrução será completada daqui a 2 meses.