Esse capítulo de Atos dos Apóstolos é de fundamental importância para a história da igreja. Pedro, o representante institucional dos 12 apóstolos, vai até um pagão. Era algo inédito! Mesmo Jesus havia dito aos apóstolos de não ir no meio dos pagãos (Mateus 10,5-6), aqueles que não eram judeus. Trata-se de uma atitude pastoral dos apóstolos que muda a índole da igreja: ultrapassa a fronteira do judaísmo e chega até "aos confins da terra", inspirados pelo Espírito Santo, que é o grande motor que impulsiona a divulgação da Boa Nova em todo o mundo de então.

O conflito entre judeus e pagãos é uma grande tempestade dentro da igreja nascente. Os primeiros cristãos se perguntam: também os pagãos são destinatários da mensagem de Cristo ou é algo reservado para os judeus? Atos sublinha que a mensagem de Cristo é universal, pois o ser humano foi justificado por Cristo, recebeu um coração novo, como prometido pelos profetas, e todos são iguais.

 

Dois ou três homens enviados por Cornélio?

Na Bíblia existe muitas incoerências como essa que você insinua. Isso pode ter como causa diferentes fatores: pode ser um erro da pessoa que copiou o texto ou também o resultado de diferentes fontes colocadas juntas por um editor. Na verdade, em relação aos Atos dos Apóstolos, escrito por Lucas, vendo o texto que você indica, não encontrei essa incoerência. De fato, citando o texto da Bíblia de Jerusalém, temos:

10,7: Cornélio chamouo dois de seus empregados, bem como um soldado piedoso, daqueles que estavam a seu serviço, explicou-lhes tudo e enviou-os a Jope

10,19: Meditando ainda Pedro sobre a visão, disse-lhe o Espírito: 'alguns homens estão aí, à tua procura.'

No versículo 7 resultano três pessoas enviadas, enquanto que no versículo 19 se fala em "alguns homens". Vendo os manuscritos, a maioria deles coloca "três" e apenas o Código Vaticano traz "dois". Portanto, do ponto de vista dos manuscritos, todas as três possibilidades são presentes, mas não vemos razão para usar "dois", como se encontra no Código Vaticano, usado na Bíblia Almeida.