André Luiz  de São José dos Pinhais - PR!

A  passagem sobre está carta de divórcio aparece no li vro do deuteronômio 24,1:

“Quando um homem tiver tomado uma mulher e consumado o matrimônio, mas está logo depois não encontra mais graça a seus olhos, porque viu nela algo inconveniente, ele lhe escreverá então uma ata de divórcio, e a entregará deixando sair de sua casam em liberdade”(Deuteronômio 24,1) Bíblia de Jerusalém.

A partir deste versículo começa a interpretação do texto, que já vai além de sua pergunta, mas deixo uma indicação para continuares o estudo.

Jesus nesta discussão com os fariseus, vai no cerne da questão afirmando, mas no início não foi assim, por causa da cabeça dura de vocês é que foi dada esta outra prática.

 

A interpretação dos comentaristas:

O que os comentaristas alegam. Esta orientação do divórcio que está no deuteronômio e no evangelho de Mateus está como Moisés dando a carta de divórcio, quer sanar a influência dos povos vizinhos de Israel, que cultuavam a prostituição sagrada e não seguiam as orientações de Deus na vida matrimonial. Muitos israelitas, fraquejavam e com facilidade tinham as práticas pagãs.

Para que a separação não ocorresse por motivos insignificantes, no livro do deuteronômio foram escritas leis e normas para serem observadas. O intuito dos legisladores era diminuir a influência dos povos estrangeiros na vida matrimonial dos israelitas, povo de Deus, imaginando que tendo algo escrito facilitaria a fidelidade matrimonial.

Concluo: o que vale de fato é o que Jesus afirma, no princípio não foi assim e é isto o que vale.