Olá Alberto da Silva Luiz de Belfort Roxo - RJ

Pergunta interessante de Jerusalém e sua localização.

Responder a pergunta supõe conhecer a história do local, que envolve três grandes religiões monoteístas, o islamismo, o judaísmo e o cristianismo. A história de Jerusalém é formada de muitos períodos, povos que ali habitaram, conquistaram e destruíram.

Seguir as narrações bíblicas encontramos informações que respondem a pergunta “qual a Jerusalém verdadeira”: a Jerusalém governada pelo Rei Adonisedec e a mesma que o Rei David construiu?

Na Bíblia encontramos pelo menos três nomes para a cidade de Jerusalém: Jébus, Salem e Jerusalém. Todas elas  estão situadas no mesmo lugar. Entretanto com o Rei Davi ela torna-se a morada de Deus com a construção do Templo de Jerusalem.

Na conquista da terra prometida por Josué, (Josué 10,3) ;

Então Adonisedec, rei de Jerusalém, mandou dizer a Hoham, rei de Hebron, a Faram, rei de Jarmut, a Jáfia, rei de Laquis e Debir rei de Eglon. ...(Josué 10,3) Bíblia de Jerusalém.

Neste período da conquista da terra prometida Josué conquista Jerusalém e saqueia a cidade. Para  o povo de Deus ainda  não passa a ser  lugar imporante..

A conquista de Jerusalém pelo Rei Davi

 

Foi somente na época do Rei David, que Jerusalém começa a fazer parte dos planos dele para tornar-se um lugar de referência. Neste período Jerusalém estava sob os olhos do Rei David. Além das defesas naturais, existia abundância de fontes de água, e seria o lugar ideal, e central para a construção da casa de Deus, o Templo onde seria depositada a Arca. Assim aconteceu. Jerusalém torna-se capital do Reino de David e torna-se o lugar da habitação de Deus em seu Templo.

Jerusalém se torna uma cidade importante religiosamente e politicamente Após a conquista pelo Rei David, inicia-se a construção do Templo realizado pelo filho o Rei Salomão.

A importância do local de Jerusalém.

Jerusalém tornou-se um lugar sagrado para o judaísmo pois onde está o templo (hoje Mesquita de Omar – mesquita islâmica) neste local está a rocha em que aconteceu o sacrifício de Abrão e Isaac.

Este lugar é sagrado, e sempre será para os judeus pois um acontecimento bíblico marcante foi palco e mesmo que tenha servido de morada para outros povos em particular os Jebuseus, não perdeu sua importância capital.

Jerusalém de Hoje:

Embora seja território de Israel conquistado na guerra dos 7 dias em 1967. A cidade continua dividida entrre Jerusalem Judaica e Jerusalém Islâmica. O que é mais agravante é que o local do Templo de Salomão, lugar sagrado para o Judaismo , pertence ao Islamismo. Com a conquista de Jerusalém pelos arabes e as forças de Omar, o Templo (lugar sagrado para os Judeus, onde está rocha do sacrificio de Abraão e Isaac) foi construida uma Mesquita (lugar sagrado para o Islamismo (Jerusalém torna-se o terceiro lugar sagrado do Islã: Meca - Medina e Jerusalém). Como será o futuro deste lugar sagrado?  Somente Deus nos dará uma resposta.

Os Judeus Ortodoxos, que vivem no bairro judeu Ortodoxo Meacharim de Jerusalém, imaginam reconquistar o lugar do templo de Salomão. Varias tentativas foram feitas, mas o estado de Israel protegeu o lugar sagrado do Islã.  Evitando uma guerra Santa. Tudo espera uma resposta. 

Consulta:

  • LOFFREDA, P. Stanislao, ofm, Topografia di Gerusalemme, fino al 70 d.C., I Tavole, Gerusaemme 1982, pág. 13ss.
  • ACQUISTAPACE, PAOLO, Guida Biblica e Turistica della Terra Santa, Milano, 1992, pág.171
  • ZEV VILNAY, Guia de Israel, 4 edição de La Semana Publishing Co, Jerusalém, 1980, pág.68