Olá Ozeas de Sorocaba - SP?

A resposta à sua pergunta deixa-nos constrangidos na resposta. Pois são ações que escapam ao nosso domínio. Somente Deus pode avaliar o coração humano, dos seus filhos, pessoas humanos, nos criaturas respondemos por aquilo que somos, não pelas ações ou decisões dos outros.

A Bíblia Sagrada é rica em ensinamentos que mostram o coração humano que se arrepende e volta para Deus.

O incidente da negação de Pedro que os evangelhos trazem no momento em que Jesus está sendo julgado, mostra a atitude circunstancial de Pedro, que estava perdido, pois não entendia mais nada. Jesus que ele confiava tanto, passa a ser para ele um derrotado, esta na iminência de ser condenado a morte. Os discípulos dele, como estariam no mesmo caminho. Por este motivo seu discurso muda.

Entretanto Mateus, completa o incidente, anunciando sua terceira negação pelo canto do galo. Neste momento, Pedro, cai em si, lembra as palavras de Jesus e Mateus nos narra o fato em Mateus 26,75:

75”Antes que o galo cante, três vezes me negarás. Ele saindo dali, chorou amargamente.” (Mateus 26,75) Bíblia de Jerusalém.

Dizer que Pedro foi riscado do livro da vida é muito forte. Aparece em seguida seu arrependimento, chorou amargamente. E volta a ser o Pedro que sempre foi. Começa a anunciar o evangelho Jesus em Jerusalém, sem medo ou destemor. Seu martírio prova, que ele está escrito no livro da vida e não está riscado.