Olá Gilberto Gonçalves de Recife - PE!

Acredito que sua pergunta se refere a Betânia nas cercanias de Jerusalém, onde existia uma comunidade de Galileus e ali Jesus se hospedava quando vinha a Jerusalém nas festas de preceito judaicas. Ali ele tinha amigos, Lazaro que ressuscitou, e Marta de Maria.

Minha experiência da cidade de Betânia.

Por ocasião dos 5 anos que vivi em Jerusalém, no último ano fazendo o trabalho escrito de doutorado, tive a oportunidade de morar em Betfagé, ali existe um enorme convento franciscano, hoje com alguns freis, que atendem o santuário de Betfagé. Estava morado em Betfage, entre a cidade de Jerusalém e Betânia, no alto do monte das Oliveiras distando 2 Km da cidade de Betânia ou  “Lazariyeh (em árabe, significando "lugar de Lázaro")”  , atualmente vive uma população árabe muçulmana, e alguns católicos nos arredores do Santuário da Ressurreição de Lázaro. Percorri muitas vezes o trajeto entre Betfagé e Betânia, depois de horas de estudo e pesquisa  caminhava um pouco para descansar. Mas fazia também o trajeto do Convento até a Escola Bíblica, nas cercanias da porta dos leões já dentro dos muros de Jerusalém  a pé pois era o trajeto mais rápido e curto. Apenas uma subida íngreme do monte das Oliveiras, que extenuava e cobria de suor a qualquer pessoa que fizesse o trajeto.

Assim por este atalho a distância de Jerusalém até Betânia são uns 6 quilômetros. Pela antiga estrada que conduzia a Jerico 9 quilômetros.

Este atalho de trajeto entre Betânia e Jerusalém, subindo o Monte das Oliveira ,hoje está interditado, pela construção do muro de separação entre Israel e Palestina. E zona de controle militar e campo minado. 

Notas e observações que atualizam o contexto das estradas de Israel e da Palestina

Até pouco tempo existia uma estrada asfaltada que ligava a Jerusalém passando pela Betânia (9 quilômetros) e seguia descendo pelo deserto da Judéia até a cidade de Jericó. Por este caminho tínhamos uma visão de como era o trajeto que Jesus em seu tempo percorria. Jesus seguia de Jericó até Jerusalém pela antiga estrada Romana, e se hospedava em Betânia, onde tinha conhecidos.

Com a criação do estado Palestino com capital em Jericó esta estrada foi interrompida e logo na saída de Jerusalém a poucos passos de Betânia, foi construído o muro de separação entre estado de Israel e Palestina.

Na atualidade para chegar em Jericó, a estrada passa por Ramala, território Palestino e depois segue a Jericó.

Jesus percorreu a pé a antiga estrada Romana, de Jerusalém a Jericó, (seguia um traçado diferente do atual). E depois continuando pelo deserto chegava ao Rio Jordão. Lugar onde havia abundância de água.

Atuais dificuldades de percurso entre Jerusalém e Betânia.

Para se atingir Jerusalém via terrestre, partindo de (Betânia) encontramos dificuldades. Na passagem da fronteira, entre Israel e Palestina existe um muro de separação logo na saída de Jerusalém cortando o deserto de Judéia, pois Betânia já pertence a Palestina. Existe forte contingente militar. O traçado da rodovia atual foi feito para facilitar objetivos militares. Da mesma forma para se chegar até o Rio Jordão onde se encontra uma zona militarizada. A estrada é intransitável, pois é faixa militar de fronteira. Existe uma estrada asfaltada que percorre a fronteira, constantemente os militares fazem patrulhas, (para evitar infiltração de ataques terroristas e tuneis que atravessam a fronteira possibilitando a entrada de terroristas). Mais perto da fronteira existe uma faixa de minas explosivas que percorrem a fronteira, e mais uma cerca de arame farpado.

Percurso de Jerusalém a Betânia de Ônibus.

Com saída da “Bus Statio” do terminal de Ônibus da cidade árabe de Jerusalém, se utiliza o ônibus para “Lazariyeh (em árabe, significando "lugar de Lázaro")” ou Betânia, este ônibus vai até a fronteira onde os soldados Israelenses, conferem os passaporte e bagagem e depois pelo deserto de Judá o ônibus vai até Betânia existindo uma parada em frente ao Santuário de Betânia. Totalizam um trajeto de 10 Km atendendo vilas árabes.

 

Imagem aerea de Jerusalém e Betânia.