Olá Rodinei Magalhaes da Cruz de Manaus !

O que estou enviando é mais do que uma resposta, é quase uma pesquisa. Indico alguns motivos que foram recolhidos do material que utilizei nas aulas de Cartas Paulinas no Curso de Teologia. São apenas indicações precisam ser aprofundados e desenvolvidos segundo os temas que vão aparecendo. O assunto é extenso.

 

Cartas Paulinas autênticas:

1 – Romanos

Encontramos no texto da carta aos Romanos os motivos que Paulo levou a escrever a carta. Ele quer esclarecer a comunidade de Roma sobre os problemas que ali são vividos, que precisam ser resolvidos para que verdadeiramente o evangelho de Jesus seja implantado em Roma, capital do Império.

Assuntos que motivaram a carta:

- O Evangelho de Jesus e não do Império é a força de Deus para salvação de todos, romanos, judeus e gregos.

- Apresenta o modo de vida dos gentios que deve ser mudado para que Jesus seja conhecido.

- O modo de vida dos Judeus não agrada a Deus.

A lei a circuncisão não levam a salvação.

A justiça de Deus, vem através da fé em Jesus Cristo.

- Viver em Cristo é viver sob o domínio da graça.

Proposta de Paulo: Viver segundo o Espírito a vida nova em Jesus.

 

2 - Primeira Coríntios

Os  motivos que levaram a Paulo a escrever esta carta foram:

- Paulo recebeu informações da casa de Cloé que na comunidade havia divisões, escândalos (incesto), brigas internas levadas aos tribunais pagãos e licenciosidade de alguns. Ainda os motivos foram, problemas com os casamentos das moças, compra de carne oferecida aos ídolos, o comportamento nas assembleias. A carta procura dar uma resposta pastoral a estes problemas.
 

3 - Segunda Coríntios

Esta carta de Paulo foi motivada pelas críticas da comunidade surgidas da orientação que Paulo na primeira carta. Para entender estes problemas seria muito bom conhecer o contexto da cidade de Corinto.

Paulo precisou refutar as calunias que era vítima na solução dos problemas da comunidade. Num estilo vivo Paulo procura esclarecer os maus entendidos.

Promove uma coleta aos pobres de Jerusalém, devido a fome.


 4 – Gálatas

O motivo é uma resposta a atuação dos judaizantes na comunidade que pregavam a volta a pratica da lei e da circuncisão. Paulo refuta este pensamento e anuncia os fundamentos da fé cristã. Liberdade cristã, o confronte entre carne e espirito, a tradição e a novidade cristã. A vida segundo o espirito.
 

5 - Filipenses

O motivo principal que levou Paulo a escrever esta carta foi a grande consideração de Paulo a comunidade de Filipos.  Considerava esta comunidade como de amigos, na carta aparece inúmeras vezes a palavra alegria.

Paulo expressa sua ternura, afeto e o bem querer que os une a comunidade. Esta carta é a expressão da comunicação pessoal de Paulo aos Filipenses.

 

6 – Filemon

O motivo claro expresso na carta é a resposta que Paulo dá a escravidão, vigente na época.

Como os cristão deveriam tratar os escravos. Como deveriam considerar. Eles iriam sentar-se a mesma mesma para a Eucaristia?
 

7 - Primeira Tessalonicenses

O motivo de Paulo escrever a carta vem da situação que vivia a Comunidade. Acreditavam na eminência de uma segunda vida de Cristo. Muitos já não mais trabalhavam.

O paganismo crescia em partes da comunidade, a moral estava relaxada, Não trabalhavam e está ociosidade comprometia o crescimento da comunidade. Paulo deveria intervir. Paulo deveria reforçar a mensagem Cristo. É isto que ele fez na primeira carta e depois na segunda.

 

Cartas deuteropaulinas paulinas :

1 - Segunda Tessalonicenses

Esta carta mais breve que a primeira reforça a proposta de Cristo apresentada por Paulo. Paulo torna-se nesta carta mais incisivo e direto. O assunto trabalho, com as próprias mão é reforçado e temas de escatologia e final dos tempos esclarecidos.

2 – Efésios

É um carta circular, enviada a várias comunidades, em estilo de sermão sendo inspirada na carta aos colossenses, ressaltando ponto teológicos que deveriam ser novamente trabalhados.

Ele coloca a igreja como uma família.

Descartando uma Parusia eminente, propõe uma ética para a vida do mundo.

Trabalho os elementos teológicos de uma cristologia cósmica e um Cristo glorioso.

A salvação é para todos os que creem em jesus cristo.


3 – Colossenses

O principal motivo que levou a Paulo escrever aos Colossenses foi a infiltração de doutrinas heréticas e de filosofias estranhas que provocaram confusão na vida comunidade.
 

4 -  Considerando a Carta aos Hebreus como Paulina (hoje muitos autores consideram um sermão).

O motivo de Paulo escrever esta carta é apresentar um espécie de testamento seu. É a última carta no final do elenco de 14 cartas paulinas, apresenta um resumo do que ele propõe de Jesus Cristo. Paulo na carta (considerado um sermão) escreve com respeito a fé, a graça a superação da antiga aliança e suas instituições. Cristo é apresentado como o verdadeiro sacerdote.

Tudo é escrito em forma simétrica ricamente trabalhada.

 

Cartas Pastorais (também consideradas deuteropaulinas):

1 – Tito

A motivação da carta segue o itinerário da 1 e 2 Timóteo. A preocupação com as falsas doutrinas e falsos doutores. Resumindo: As comunidades estão se consolidando e necessitando ajustes e melhoras. Paulo se preocupa com isto.
 

2 - Primeira de Timóteo

É uma Igreja que já caminha a bastante tempo, mas que precisa de se organizar melhor. O motivo da carta é dar indicações para que as comunidades sejam melhor estruturadas. Fala-se dos cargos para presidir, animar, coordenar os trabalhos e as celebrações. Aparecem nome para estes cargos: presbíteros, epíscopos e diáconos.

Fala-se das qualidades destas pessoas. De normas de conduta com bastante determinação.
 

3 - Segunda de Timóteo

Segue a motivação da carta anterior preocupando-se com os erros e ameaças da comunidade. Paulo insiste no exercício da autoridade e dá conselhos aos dirigentes.

Total de Cartas Paulinas: 14