Questionar é um dos princípios da pessoa de fé. Nesse sentido podemos apelar a Santo Agostinho, usando a sua famosa frase: "credo ut intelligam, intelligo ut credam", que poderíamos traduzir com "creio para entender e entendo para crer". Essa atitude de fundo mostra como a relação entre fé e razão não deve ser vivida como se uma excluísse a outra, mas os dois aspectos se trançam reciprocamente. Isso faz com que seja dado à razão um valor positivo, coisa que nem sempre aconteceu (veja Tertuliano).

Por outro lado, como ainda afirma Agostinho, somente quem tem fé pode entender profundamente cada realidade, mas ter apenas a fé não basta para a boa compreensão: fé e razão se completam reciprocamente.

O pensamento de Agostinho é fundamentado por aquele de Anselmo, que dizia: "não busco entender para poder crer e sim acredito para poder entende".

Nós acreditamos muito na importância da busca, da reflexão, fundamentada pela fé e não somente pelo mero prazer de saber. O nosso site é exatamente expressão dessa nossa convicção. O outro lado da moeda é que hoje muitos buscam respostas completas, prontas, mágicas. Ninguém quer mais ficar com dúvida... Isso não é completamente positivo. O Mistério se revela aos poucos e não completamente. Paulo assim diz, aos Coríntios:

Agora vemos em espelho e de maneira confusa, mas depois, veremos face a face. Agora meu conhecimento é limitado, mas depois, conhecerei como sou conhecido (1Cor 13,12).