Ninguém sabe ao certo quando nasceu o apóstolo Paulo. De qualquer forma alguns presumem que possa ter sido por volta do ano 8 depois de Cristo. Por isso estaríamos comemorando, nessa época, dois mil anos do seu nascimento. Esse é o motivo central que levou a igreja católica a proclamar um Ano Paulino, que começou ontem, dia em que se celebra a sua festa.

O lugar central desta comemoração será a Basílica dedicada ao apóstolo em Roma. Há várias atividades programadas e inclusive existe um site www.annopaolino.org onde podemos encontrar toda a programação e outras informações sobre Paulo.
Na Turquia, lugar do nascimento do apóstolo dos gentios, há um grande movimento. Inclusive houve acordos com a Igreja Ortodoxa, que também está vivendo o ano paulino. Em Tarso a igreja que lembra Paulo é um museu, mas o governo permitiu que se realizassem celebrações durante o ano paulino.

As dioceses no Brasil têm previstas muitas atividades para incrementar o estudo de Paulo e também celebrar a sua missão. Todo ano, liderados pelo CEBI, grupos eclesiais escolhem um livro para o estudo da Bíblia. Neste ano se estudará a Primeira Carta de Paulo aos Coríntios. Isso ajuda no aprofundamento da doutrina ensinada por Paulo e no conhecimento do seu carisma.