Jairo é o famoso personagem que encontramos em Marcos 5 (veja também Mateus 9,18-26 e Lucas 8,40-56), cuja filha estava muito doente e veio a morrer e Jesus dizendo "talitha kum" fez com que ela voltasse a viver.

Mateus não menciona o nome de Jairo e diz simplesmente que era um "chefe". Marcos e Lucas dizem que se chamava Jairo e que era "chefe da sinagoga".

Nenhum dos três evangelhos falam exatamente qual era a cidade. Mas todos eles falam de atividades de Jesus em volta do Lago da Galileia. Mateus dá a impressão que está "na sua cidade", que sabemos ser Cafarnaum. Marcos e Lucas dizem que ele "voltou" da região dos gerasenos. Sabemos também que no tempo de Jesus havia uma sinagoga importante em Cafarnaum. É provavel, portanto, que Jesus estava em Cafarnaum, na mesma cidadezinha onde vivia Jairo.

Como é possível ver no mapa abaixo, as distâncias são bem pequenas entre as cidadezinhas que estão às margens do lago. Foi nessas pequenas cidades, normalmente de pescadores, que Jesus passou a maior parte do seu ministério.

 

Mc 5,21-24.35-43