Olá Daniel de Passo Fundo!

Embora a doutrina maniqueísta está mais para a filosofia encontramos alguns elementos que se referem a Bíblia. Deixo algumas indicações para início de estudo sobre está matéria.

O Maniqueísmo é uma seita que se originou a partir da teoria de Mani que viveu nos anos 215-275 d.C.

Está doutrina teve um crescimento muito grande em Roma embora sendo de origem Oriental, durante os séculos IV e V de nossa era.

Alguns princípios doutrinais:

Está fundamentado o Maniqueísmo nos princípios dualistas do conflito cósmico entre o luz e trevas. Este conflito cósmico influência no homem em cujo corpo existem chispas de luz.

O ser humano busca livrar-se destas energias através da vivência de uma ascética rigorosa quanto ao sexo e a alimentação.

Mani o fundador desta teoria se considerava enviado para salvar os homens, buscando uma aproximação com as seitas agnósticas que existiram em séculos anteriores a ele.

Muitos grupos adotaram este estilo de vida conhecemos alguns: os albigensis, os cátaros etc.

Influenciaram muita a moral da época, vendo em todas as ações humanas o pecado. Vivendo e exigindo dos seguidores, um desprezo a tudo o que se referisse ao sexo. Grupos religiosos ingleses e norte-americanos chamados “puritanos” incorporaram em sua vida moral muitos elementos do maniqueísmo.

 

Imagem do maniquéímo: o Bem e o Mal