Olá Patrícia de Luzitânia - Go!

O relato da cura do endemoninhado Gadareno por Jesus é um dos textos mais controversos do Novo Testamento. Os exegetas que comentam este episódio destacam os mais variados aspectos. Atendemos na resposta somente a preocupação da leitora que pede pelo nome do endemoninhado de Gadar. Não vamos nos ater em outros aspectos, eles poderão ser respondidos em outras perguntas.

Afinal este endemoninhado tem um nome?

O texto não nos fornece o nome, nem se tem uma origem familiar definida. O texto quer apresentar que este endemoninhado de Gadar, assim determinado, é um dos tantos exemplos claros da misericórdia divino, que sempre vem em socorro aos que a ele se dirigem provocando libertação de seu mal e salvação

O texto do evangelho de Marco 5,1-20 e Mateus 8,28-34, pouco fala do endemoninhado, se ele era casado com filhos. Somente sabemos que em determinado num momento de sua vida espíritos impuros invadiram sua pessoa, subjugando-o escravizando-o. Estes espíritos impuros aprisionaram sua mente e corpo, sem mais autodeterminação emotiva, sensorial e nenhuma perspectiva psicomotora. O endemoninhado estava a mercê de sua própria doença.

Esta mesma doença o isolou da sociedade e foi discriminado a viver com seu grupo em cavernas e longe da sociedade. Eram agressivo e as pessoas tinham receio.

Estava preso por correntes e grilhões. Se imaginava que está seria a única solução.

Consulta:

WEISER, Alfons, O que é milagre na Bíblia, para você entender os relatos dos Evangelhos, edições Paulinas, São Paulo, 1978, pág.94-108.