Olá Ana Belly de João pessoa - PB!

As Parábolas já são do nosso conhecimento. No Novo Testamento encontramos mais de 40 Parábolas. Cada uma delas que foram contadas por Jesus traz um ensinamento, ou fazem com que os ouvintes de sua palavra consigam entender a mensagem. Por este motivo não podemos afirmar que exista uma moral única que apareça nas Parábolas. Podemos sim afirmar que cada Parábola de Jesus traz um ensimento e na conclusão a ideia passa ser entendida. Dizemos para isto, que seja o ensimento moral da parábola. No linguajar de cada dia com frequência usamos este recurso: Dizendo qual é a moral da história que foi contada.

Complementando a compreensão das parábolas.

A palavra Parábola na literatura Judaica.

Jesus mergulhado na cultura judaica empregou as formas de transmissão da palavra que a literatura judaica empregava. Assim Parábola no judaísmo adquire o nome de “mashal”, isto é sentença sapiencial, um provérbio, alicerçado na cultura Judaica. Entendemos assim que “mashal judaico” poderia ser apenas uma frase, carregada de ensinamentos, um fato acontecido e que serve de exemplo, um enigma ou charada que ajudariam a compreensão dos ouvintes.

Assim quando Jesus emprega Parábolas (mais de 40 nos evangelhos sinóticos) ele se serve de um recurso muito comum dos rabinos de Israel.

Porque? Jesus falava em Parábolas?

Poderíamos utilizar o próprio texto dos evangelhos: em Marcos 4,33:

“Anunciava-lhes a Palavra por meio de muitas parábolas, como estas, conforme podiam entender e nada lhes falava a não ser em Parábolas. A seus discípulos, porém, explicava tudo em particular.” (Marcos 4,33-34) Bíblia de Jerusalém

Condição para entender as parábolas, crer em Jesus como filho de Deus. Os Fariseus que rejeitavam sua divindade, não entendiam nem suas parábolas, e rejeitaram Jesus até o fim, até a morte.

Concluindo:

Jesus usava as Parábolas para ser entendido pelos Judeus e para que a mente dos Judeus se abrissem para a Realidade do Reino. Por exemplo: Parábolas do Reino de Deus em Mc 4 e Mateus 13.