Olá Adeilton Mendes Dos Santos de  São Paulo - SP!

Li o texto que foi indicado para fazer

um comentário, Apocalipse 9,5-6. Assim ele se apresenta:

“5Foi-lhe dada a permissão não para matá-los, mas de atormentá-los durante cinco meses com um tormento semelhante ao de escorpião, quando fere um homem. 6Naqueles dias os homens procurarão a morte, mas não a encontrarão, desejarão morrer, mas a morte se lhes fugira.” (Apocalipse 9, 5-6) Bíblia de Jerusalém.

Para entendermos o que o evangelista quer nos dizer o melhor é começar a leitura no início do capítulo 9 que fala do anuncio da quinta trombeta feita pelo quinto anjo depois da abertura do sétimo selos. O versículo 2 fala que dá fornalha saem gafanhotos. Esta imagem dos gafanhotos aparece muitas vezes na Bíblia, aqui se relaciona com o livro de Joel que os judeus interpretam pelos como a invasão dos gafanhotos. (conforme o livro de Joel 1-2). Estes gafanhotos invasores lembra que Israel na história foi invadido pelos Assírios, Persas, Gregos e já na época de Jesus pelos Romanos.

Os gafanhotos citados em 9,3 lembra a invasão dos pardos que causou tanto sofrimento para o povo. Os que comentam a invasão dos pardos entendem a invasão como os sofrimentos espirituais sofridos causados pelos demônios (os pardos) na luta pela destruição de israel.

Concluindo:

Esta invasão terrível dos gafanhotos, indica como será terrível, na passagem pela terra, a sorte daqueles que tiram Deus de suas vidas, que não aceitam a salvação. Estas pessoas entregando-se para o mal, imaginam serem felizes e livres. Mas uma vida neste rumo encontrará o contrário do que imaginam.

Esse exército terrível de gafanhotos aparece no próprio coração humano, o desespero, a fraqueza, a sensação de inutilidade. Em fim se caracteriza com o tormento da própria consciência sem Deus, e do desespero frente a morte inevitável

 

Imagem dos gafanhotos do  apocalipse