Olá Eurimar Marchon dos Santos do Rio de janeiro - RJ!

Como ponto inicial da resposta recordemos o que diz o versículo de Atos 2,6:

“Ao se produzir o ruído, a multidão se reuniu e estava confusa: pois cada qual os ouvia falar na sua própria língua.” (Atos dos Apóstolos 2,6) Bíblia de Jerusalém.

Neste versículo temos dois temas: o primeiro, que é o tema do Espírito de Deus, manifestado em “falar línguas”. Para a compreensão deste tema já se gastou muito tinta e folhas de papel em dar uma explicação. Seria um milagre de dicção os apóstolos falavam aqui em todas as línguas, ou milagre de audição eles falam em aramaico e são entendidos em suas línguas.

O objeto da resposta é a compreensão do termo voz?

Que voz é essa?

Se lembrarmos o episódio do Sinai, a voz que saia da montanha era a voz de Deus. Aqui em Atos 2,6 é essa mesma voz que se faz ouvir essa voz que manifesta a presença do Espirito.

Essa voz atrai a multidão de todas as partes do mundo, muitos judeus estavam em Jerusalém e estrangeiros. Entendemos que a voz de Deus se dirige a Israel, os que pertence ao mundo judaico, mas também a todos os povos que ali se faziam presentes. No episódio do monte Sinai, era a voz de Deus que se manifestava, aqui essa a voz de Deus se manifesta por intermédio dos Apóstolos que anunciavam a Jesus Cristo o filho de Deus.

Portanto a voz que ali se manifesta, hoje é a voz da Igreja que fala de Deus aos homens a todos os homens do Universo.

Nesta passagem o evangelista Lucas coloca em destaque dois atores: o Espirito (voz de Deus anunciada) e os apóstolos, que são a voz de Deus no mundo de hoje. (Bem entendido a voz dos apóstolos é a voz de Deus, quando se refere aos ensinamentos divinos)