Olá Edivaldo Martins do Carmo de Varzea Gr4ande - PI!

Vou dar algumas indicativas de resposta à pergunta que fazes.

O evangelho de João capítulo 6 fala do milagre da multiplicação dos pães, seguindo com o discurso do Pão da vida, é uma das formas de apresentação do evangelista João. Entretanto, não queremos responder questões ligados ao milagre, a teologia e ao simbolismo joanino. A resposta seria muito ampla.

Qual a origem dos cestos?

Os judeus em suas caminhadas utilizavam muito os cestos no lombo dos animais, para levar o necessário para a alimentação em seus deslocamentos. Como a alimentação era rigorosa entre produtos puros e impuros, eles preferiam levar os alimentos que não desrespeita-se a lei judaica. Usavam cestos para o transporte de mercadorias. Sem dúvida muitos judeus que correram seguindo Jesus tinham cestos, pois era de sua cultura.

Por que cestos no deserto?

A resposta quem nos fornece é a geografia da Palestina. A multiplicação dos pães acontece na Galileia, é considerada a região mais verde da Palestina. Ali chove com mais frequência, e o texto não mente, vejamos João 6, 10:

�??Disse Jesus: Fazei que se acomodem no chão. Havia muita grama naquele lugar. Sentaram-se, pois, os homens, em número de cinco mil, aproximadamente. (João 6,10) Bíblia de Jerusalém.

O texto confirma a Galileia é totalmente diferente da Judéia, região de montanhas e desértica, lembro o início da vida pública Jesus vai até o monte das tentações, no deserto da Judéia e permanecendo quarenta dias em jejum. Ainda mais o local da multiplicação dos pães era não muito longe do mar da Galiléia e de cidades importantes, como Cafarnaum (por esta cidade passava a estrada que levava a Damasco), a cidade de Magdala, Corazim, Betsaida, Hipos.

Assim provavelmente muitos dos que seguiam Jesus para ouvi-lo levavam algum cesto.