O texto evangélico de Lucas 24,13-35 Não cita o nome do companheiro dele que saiam de Jerusalém depois do fato da ressurreição e voltavam para suas casas na aldeia de Emaus, não muito distante dali.

O texto de Lucas assim fala:

Eis que dois deles viajavam neste mesmo dia para uma aldeia chamada Emaus, a sessenta estádios de Jerusalém e conversavam sobre todos os acontecimentos. ...(18) Um deles, chamado Cleopas lhe perguntou...”
Lucas 24,13-35 - Bíblia de Jerusalém.

 

Lucas não teve nenhuma preocupação em cita o nome do companheiro de Cleopas, mesmo porque não havia razão de constar este nome na narrativa. O mais importante para Lucas não era a volta para suas casas dos discípulos, mas era o Cristo ressuscitado.

Muito se tem falado e escrito deste episódio, de fato é uma narração muito bonita e com muitos ensinamentos. Muitos pregadores usam quando apresentam a doutrina. Pois ela mostra o empenho e o crescimento do grupo dos discípulos que buscam conhecer Jesus.

Pesquisei em vários comentários bíblicos buscando uma resposta que pudesse auxiliar. De fato alguns pregadores citam este fato e comentam. Coloco alguns pensamentos que vem deste pregador de Retiro:

“Pergunto-lhes, quem eram os dois discípulos de Emaús, Nome? Cléofas, e o outro? Jairo?, onde você achou esse Jairo? João, onde está escrito o nome dele? O nome dele está escrito em João mesmo! O nome dele não era ele, era ela, Maria, esposa de Cléofas, e como chamava a mulher dele? Maria de Cléofas, está escrito, isso é lógica do evangelho, está escrito em João 19,25 que junto a cruz de Jesus estava Maria sua mãe, e Maria de Cléofas, qual Cléofas? ...

Mas também pelo contexto você vai percebendo que é um casal, Cléofas e Maria, Maria e Cléofas, eles estavam voltando para Emaús. (Conf. Padre Léo, Pregação Caminhar Com Jesus, Acampamento Para as Famílias. local: Rincão do Meu Senhor, Cachoeira Paulista / SP, em 12/06/2005)

Consulta:http://wiki.cancaonova.com/index.php/Caminhar_Com_Jesus.

Tudo isto são considerações, isto é, a tentativa de encontrar uma resposta nos meios que possuímos, embora permaneça a dúvida que o texto evangélico não cita o nome deste discípulo.

Imagem dos discípulos Emaus.