A pergunta que você envia é bastante complexa, mas há muito os teólogos discutem sobre ela. A questão básica é saber se o cânon dos livros bíblicos é uma lista fechada ou pode ser aberta; tem a ver com a lista dos livros ditos inspirados por Deus. Isso representa também uma discussão sobre os livros deuterocanônicos, considerados inspirados por algumas igrejas (católicos) e não por outras (protestantes), isto é, a Bíblia cristã tem 66 livros ou 73?

A igreja católica, no Concílio de Trento, no contexto da Reforma, definiu quais são os livros canônicos e inspirados, mas de maneira inclusiva, ou seja, não disse explicitamente que apenas esses livros definidos como bíblicos podem ter o status de “inspirados”. Por isso, ao menos teoricamente, a questão pode ser discutida.

Todavia, teologicamente o cânon bíblico está fechado, pois a tradição da igreja reconhece como inspirados, em relação ao Novo Testamento, aqueles livros que têm uma ligação direta com Jesus, frutos da reflexão da primeira comunidade cristã, das pessoas que viveram imediatamente depois de Cristo.

Do ponto de vista católico, há três critérios básicos para definir como canônicos os livros bíblicos:

  1. a autoridade apostólica, enquanto livros escritos pelos apóstolos ou por seus colaboradores diretos;
  2. a ortodoxia dos escritos, enquanto conformes à regra de fé, ou seja, à fé transmitida pelos apóstolos e professada na Igreja apostólica;
  3. a catolicidade dos escritos, enquanto reconhecidos por todas ou maior parte das igrejas.