Olá Michael Sousa de Maceió - Al!

Esta pergunta é uma das tantas que vêem até nós e que não tem uma resposta, são curiosidades que povoam a mente dos que lêem a Bíblia e se deparam com questões sem resposta. Mesmo porque na antiguidade Bíblica a estrutura familiar era patriarcal. Isto é o importante era o marido, o chefe do Clã, seu nome aparecia em detrimento da esposa que lado a lado com ele organizava a vida familiar.

O nome da esposa de Jó.

O livro de Jó não cita o nome da sua esposa. Provavelmente no quadro narrativo não ocupa a posição de ensinamento importante. O texto apenas cita se resguardando de dar outras informações. Se olharmos o conjunto dos livros Bíblicos encontramos apenas uma citação da esposa de “Jó”, mas sem citar o nome. E a citação aparece em meio a dor e a tragédia de Jó.

Isto não desmerece em nada a figura da mulher de Jó, ela pode ser vista como esposa exemplar, cuidando dos afazeres domésticos, estando ao lado do marido enfermo, alimentando ele em meio às cinzas, cuidando de suas chagas e feridas porulentas etc. Este lado da personalidade da mulher de Jó não estão registrados; o livro destaca o marido seu sofrimento, e quanto a ela só aparece (com aspecto pejorativo) aconselhando-o a fazer o que Satanás queria.

Imagem de Jó e sua mulher.